12345

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O Modelo de 5 fatores da Personalidade
2- O modelo Teórico proposto para as 5 grandes Dimensões
3- Um exemplo de caso: Um homem de 69 anos de idade

Os 5 fatores denomina-se comoevidência de 3 áreas principais: Análise fatorial de grandes conjuntos de termos linguísticos relacionados com os traços, pesquisas interculturais testando a universalidade das dimensões dos traços e arelação entre questionário de traços e outros questionários e avaliações.
O procedimento básico seguido nessas pesquisas é fazer com que os indivíduos avaliem a si mesmo ou outras pessoas. Com relação a umaampla variedade de traços cuidadosamente do dicionário(John, Angleitner e Ostendorf-1988).
Todos os estudos foram considerados confiáveis e válidos e não haviam diferença com o passar dos anos.
Apalavra grande(grande dimensão) refere-se á descoberta de que cada fator abrange numerosos traços mais específicos. Temos termos mais abrangentes para utilizarmos nos fatores das 5 grandes dimensões quesão: Neuroticismo(N);Extroversão(E);Abertura(O);Amabilidade(A) e Consciência(C).

Allport, Eysenck e Cattel(teóricos) compartilham a visãode que os traços são unidades fundamentais dapersonalidade, representando disposições amplas para responder de determinadas maneiras. Ao mesmo tempo, os três possuem visões substancialmente diferentes sobre o uso da análise fatorial e sobre o número e anatureza das dimensões de traços que são necessárias para uma descrição adequada da personalidade, ou seja, apesar dos caminhos a esse consenso serem iguais, eles tem formas diferentes de chegar á essasconclusões.
As 5 dimensões demonstram que dependendo dos traços e as escalas, se em alto nível ou baixo nível, as reações se tornam adversas e contrárias.
Todos esse traços ditam a personalidade deum indivíduo dependendo de suas características projetadas para capturar os traços da personalidade.Goldberg explica essa abordagem através da Hipótese Lexical(Linguística)fundamental. Sir...
tracking img