Aad1 filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e dosenso comum ?

O motivo prático que levou os gregos a inventarem a Filosofia, foi a necessidade de respostas objetivas e reais que estivessem fundamentadas em argumentos sólidos acerca de questõesrelacionadas ao cotidiano como exemplo: política, economia, ciências, religião, cultura, etc..., que viessem abranger de uma forma única, neutra e universal todas as gerações. A filosofia não nasceusimplesmente através de mentes criativas ou brilhantes, mas de mentes que de certa forma vivenciaram um momento crítico onde o homem buscava para si verdades, as quais os antigos conceitos não maisconseguiam sustentar os seus princípios e argumentos, pois não eram lógicos, mas abstrato, infundados e contestáveis. Diante de tal crise nasce a filosofia com o propósito de encontrar não umaresposta que viesse atender a alguns, mas uma verdade universal.

2)Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum . Pergunte a alguma pessoas conhecidas e verifique qual a diferença como conceito que os gregos deram a filosofia.

Segundo o senso comum a filosofia é uma ciência, não diferente da psicologia, astronomia ou sociologia, com uma diferença, você quando esta passandopor uma crise ou algo parecido não vai ao consultório do filosofo, pois a filosofia não é ciência e sim um saber e mesmo para os menos informados a consulta com um filosofo poderia agravar um poucomais a crise acrescentando alguns ”porquês” no seu receituário. A verdade é que na maioria das vezes a filosofia é encarada como algo inatingível e sem nexo, assunto de sonhadores intelectuais quepassam o dia inteiro olhando para o céu, a natureza e pessoas com lápis e papel na mão esperando que algo diferente se manifeste para que possam filosofar. karl marx afirma que “os filósofos até hoje se...
tracking img