67799979

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA

A História da Riqueza do Ho

Barra do Garças – MT, abril de 2013.

Do Feudalismo ao Capitalismo

Na Idade Média, a sociedade feudal consistia em três classes – sacerdotes, guerreiros e trabalhadores. A maioria das terras agrícolas da Europa ocidental e central estava dividida em feudos e cada propriedade feudal tinha um senhor.
A terra arável sedividia em duas partes: uma pertencia ao senhor e a outra ficava em poder dos camponeses. Os camponeses tinham que trabalhar a terra do senhor, de dois a três dias por semana, sem pagamento. Eles eram servos e não podiam ser vendidos fora de sua terra. Possuíam família e lar, e a utilização de alguma terra.
A terra produzia praticamente todas as mercadorias de que se necessitava, apenas a terraera a chave da fortuna de um homem. A Igreja foi a maior proprietária de terras no período feudal, tornando-se proprietária de algo entre um terço e metade de todas as terras da Europa ocidental.
No início da Idade Média, poucos tinham capital para aplicar. Quase nada era comprado, as coisas que o povo precisava eram obtidas no feudo. Nos primórdios da sociedade feudal, a vida econômica decorriasem muita utilização de moeda. O servo e sua família cultivavam seu alimento, e com as próprias mãos fabricavam qualquer mobiliário de que necessitassem.
Vários obstáculos retardavam a marcha do comércio. O dinheiro era escasso e as moedas variavam conforme o lugar. O transporte de mercadorias para longas distâncias era difícil e extremamente caro. Mas chegou o dia em que o comércio cresceu tantoque afetou toda a vida da Idade Média.
Com a introdução do dinheiro poupava-se tempo e energia. O uso do dinheiro tornou-se o intercâmbio de mercadorias mais fácil e, dessa forma, incentivava o comércio.
Um dos efeitos mais importantes do aumento no comércio foi o crescimento das cidades. A expansão do comércio significava trabalho para maior número de pessoas, e estas passaram a deixar suasvelhas vilas feudais para iniciar nova vida na cidade, a fim de obtê-lo.
A população das cidades desejava algo mais que a liberdade: desejavam a liberdade da terra. Eles também desejavam fixar seus impostos à sua maneira, e o fizeram. As populações urbanas desejavam proceder a seus próprios julgamentos, em seus próprios tribunais. As cidades desejavam libertar-se das interferências à suaexpansão, e depois de alguns séculos conseguiram.
Houve uma época em que se considerava crime grave cobrar juros pelo uso do dinheiro. No princípio da Idade Média, o empréstimo de dinheiro a juros era proibido pela Igreja, que dizia que emprestar a juros era usura, e usura era pecado. Embora os bispos e reis combatessem e fizessem leis contra os juros, estavam entre os primeiros a violar tais leis.Aos poucos foi desaparecendo a doutrina da usura da Igreja e a “prática comercial diária” passou a predominar. Crenças, leis, formas de vida em conjunto, relações pessoais – tudo se modificou quando a sociedade ingressou em nova fase de desenvolvimento.
O crescimento do comércio, a introdução de uma economia monetária e o crescimento das cidades proporcionaram ao camponês meios para romper oslaços que o impediam de melhorar sua condição.
O progresso das cidades e o uso do dinheiro deram aos artesãos uma oportunidade de abandonar a agricultura e viver de seu ofício. O açougueiro, o padeiro e o fabricante de velas foram então para a cidade e abriram uma loja.
As mercadorias, que antes eram feitas para atender às necessidades da casa, passaram a ser vendidas num mercado externo porartesãos profissionais. Eles seguiam o exemplo dado pelos comerciantes, e formaram corporações próprias. Tanto mestres como ajudantes podiam fazer parte da mesma corporação e lutar pelas mesmas coisas.
O desenvolvimento do mercado e a produção em grande escala consequentemente provocaram uma modificação das ideias econômicas, e o justo preço acabou sendo substituído pelo preço de mercado.
O...
tracking img