Resumos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
contabilidade, Brasil, FREI LUCA PACIOLI, HISTÓRIA
A História da contabilidade está ligada as primeiras realizações humanas. O Homem desde seus primórdios, vêm estudando imperceptivelmente as contas, já praticavam a contabilidade rudimentar  à contar seus instrumentos de caça e pesca. Deixando a caça o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. Ao morrer, o legado deixando poresta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais era chamada de patrimônio, desde então este termo passou a ser utilizado para quais quer valores, mesmo que este não tivessem sido herdados. A origem do diário surgiu quando o homem começava a utilizar seu patrimônio. Com o passar dos séculos surgem então novas civilizações, nas planíciesde inundação a agricultura floresceu, e com ela um povo que deixou seu regado, até os dias de hoje os egípcios, colhido a vagem dos grandes rios(desenvolvimento do papiro, que era feito de papel, e do cálamo, pena de escrever), onde os escriba registravam seus movimentos, eram os primeiros livros contábeis. A seguir veio o registro da contabilidade através dos símbolos. A origem da contabilidade dacontabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato, depois veio as cobranças de impostos, na babilônia já se faziam com escribas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano país a.C. Então veio o rendimento, refletir sobre suasformas de aumentar suas posses. Foi o pensamento do “FUTURO” que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas mais possibilidades de uso, consumo, de produção, etc. tiveram que usar da administração para seu controle, porém naquela época ainda não havia compra a crédito, todo o processo era a vista. A medida que tais operações se tornaram complexas, seu controle serefina. Já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões. No período medieval, várias inovações, governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilità.

Contabilidade no mundo antigo inicia-se nas primeiras civilizações vai até 2012. Com Leonardo Fibonacci.

Contabilidade no mundomedieval inicia-se em 2012 e vai até 1494, bem conhecida pelos métodos das partidas dobradas de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, que diz que todo Débito tem que ter um crédito de igual valor, correspondente à teoria dos números positivos e negativos, algo que contribui muito para a nossa contabilidade hoje, no séc. XXI.

Contabilidade no mundo moderno inicia-se 1494 até 1840, veio oaparecimento da obra “La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”, da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra bem marcante na história da contabilidade.

Contabilidade no mundo científico  inicia-se 1840 e continua até os dias de hoje.

FREI LUCA PACIOLI

Escreveu "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicadoem 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.
Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a "Summa de Aritmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá", impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração.
Pacioli,apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV.
O tratado destacava, inicialmente, o necessário ao bom comerciante. A seguir conceituava inventário e como fazê-lo. Discorria sobre livros mercantis: memorial, diário e razão, e sobre a autenticação deles; sobre registros de...
tracking img