Questoes de civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES OBJETIVAS RETIRADAS DE EXAMES DA OAB (VÁRIOS ESTADOS) E OUTROS CONCURSOS PÚBLICOS - AULA DE D CIVIL – OBRIGAÇÕES


1 - "A" deve a "B" R$ 20.000,00. "B" se propõe a liberar "A" se eleconcordar em contrair com "C" dívida de igual quantia. Se a proposta for aceita, o débito de "A" para com "B" desaparece e surge uma nova dívida de "A" para com "C". Neste caso configura-se a:
a)Compensação
b) novação
c) sub-rogação
d) consignação em pagamento
e) transação
Fundamento legal: Art. 349.

2. Não é circunstância que enseja o pagamento por consignação a:
a) dúvidaquanto à pessoa do credor.
b) dúvida quanto à existência da dívida.
c) recusa injustificada do credor ao recebimento do pagamento.
d) inacessibilidade do local de residência do credor.
Fundamentolegal: Art. 335, inciso IV. A opção B não é citada no art. 335.

3) Considerando que os irmãos Gustavo, Eduardo e Leonardo tenham adquirido um barco de pesca a ser pago em cinco prestações mensaisde R$5.000,00, tendo firmado para tanto, um contrato que contém cláusula de solidariedade, assinale a opção correta com relação a esse negócio jurídico.
a) caso os devedores não cumpram a obrigaçãoreferente ao pagamento, o credor poderá exigir apenas de um deles o total da dívida comum, pois, se pretender exigir o pagamento parcial, deverá demandar cada um pela sua cota;
b) ainda que aprestação se impossibilite por culpa de Gustavo, subsistirá para todos o encargo de pagar o equivalente, embora somente Gustavo responda pelas perdas e danos.
c) por se tratar de obrigação solidária, Eduardo,uma vez demandado, poderá opor ao credor a compensação do valor que o próprio credor deve a Gustavo com a dívida comum.
d) todas estão incorretas.
Fundamento legal: Art. 279 c/c com o 275 do CC.4) Diz-se alternativa a obrigação quando comportar duas prestações, distintas e independentes. Considerando essa afirmativa, marque a opção correta.
a) o devedor pode obrigar o credor a receber...
tracking img