61208425358

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abaporu, Tarsila do Amaral
Essa estranha figura é o Abaporu, o mais importante quadro já produzido no Brasil. Tarsila do Amaral pintou-o como presente de aniversário a Oswald de Andrade, seu maridona época. Quando ele viu a tela, assuntou-se e chamou o amigo Raul Bopp para tentar decifrá-la. Intrigados, concordaram em que representava algo excepcional. Tarsila, apelando para os rudimentos detupi-guarani que conhecia, batizou-a de abaporu - aba, homem, índio; poru, comedor de carne humana, antropófago, canibal.
O quadro inspirou a criativa cabeça de Oswald, levando-o a escrever seuManifesto Antrofágico, berço de um movimento que, segundo ele, "deglutiria" a cultura europeia, transformando-a em algo bem brasileiro. Embora radical, a nova corrente teve sua importância pelo querepresentava em termos de exacerbado nacionalismo.
Tela mais cara até hoje vendida no Brasil, alcançou 1,5 milhão de dólares pagos pelo colecionar argentino Eduardo Constantini em 1995 e hoje se encontraexposta no Museu de Arte Latino-americano, de Buenos Aures (MALBA).
Mas qual o significado do quadro? O que você acha?

Abaporu vem de 'aba' e 'poru' e significa o mesmo que Antropofagia, que vem dogrego antropos (homem) e fagia (comer), ou seja, "homem que come", em tupi-guarani. Foi pintado em óleo sobre tela em 1928 por Tarsila do Amaral para dar de presente de aniversário ao escritor Oswald deAndrade, seu marido na época.

É a tela brasileira mais valorizada em um leilão, tendo alcançado o valor de US$ 1,5 milhão, pago pelo colecionador argentino Eduardo Costantini em 1995. Encontra-seexposta no MALBA – Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires.

Tarsila de Amaral valorizou o trabalho braçal (corpo grande) e desvalorizou o trabalho mental(cabeça pequena) na obra, pois era otrabalho braçal que tinha maior importância na época.

A composição - um homem, o sol e um cactus - inspirou Oswald de Andrade a escrever o Manifesto Antropófago e criar o Movimento Antropofágico,...
tracking img