607165 - PROCESSOS INTERATIVOS COM A PESSOA SURDA - LIBRAS

1637 palavras 7 páginas
De acordo com seus estudos a respeito da aquisição de linguagem, ficou claro a importância do papel do “outro” para o desenvolvimento integral da criança surda. Percebe-se que a grande diferença que se estabelece entre o desenvolvimento de crianças surdas e ouvintes encontra-se em uma das áreas do desenvolvimento neuropsicomotor. Cite em qual área encontra-se esta diferença.
RESPOSTA DO ALUNO:
Percebe-se que a grande diferença que se estabelece entre o desenvolvimento das crianças surdas e ouvintes encontra-se na área da linguagem.
A respeito da Língua Brasileira de Sinais – Libras comente a afirmação a seguir: “A Libras é universal, isto é, as comunidades linguísticas de pessoas surdas não se diferem, todos usam a Libras para se comunicar”. Sua resposta deverá mostrar o seu ponto de vista, baseado nos estudos propostos, quanto à afirmação acima. A LIBRAS é universal? E, as comunidades de pessoas surdas, se diferem?
RESPOSTA DO ALUNO:
As libras não é universal, e sim e a lingua oficial brasileira de sinais. Assim como as pessoas em países diferentes falam idiomas diferentes, também as pessoas surdas por parte do mundo usam linguas de sinais diferenciadas. E até mesmo dentro de uma mesma sociedade a lingua de sinais podem ter variação regional, assim como a linguagem oral tem suas variantes regionais
Segundo Lyons (1987), “ linguagem é um sistema de comunicação natural ou artificial, humano ou não, ou seja, qualquer meio de comunicação...”, Escreva dois exemplos de linguagem pelos quais os seres humanos se comunicam.
RESPOSTA DO ALUNO:
O ser humano se comunica por varios tipos de linguagem como a oral , escrita, linguagens de sinais, linguagem artisticas e outras.
Com relação às representações da surdez, você estudou que existem diferentes tipos de representações de surdez em práticas que limitam ou ampliam o universo do exercício de cidadania das pessoas surdas. Nesses discursos têm sido colocados focos de atenção na deficiência: o sujeito surdo

Relacionados

  • 607165 PROCESSOS INTERATIVOS COM A PESSOA SURDA LIBRAS
    3537 palavras | 15 páginas
  • 7 Quinsena de oedagogia
    1920 palavras | 8 páginas
  • pedagogia
    1808 palavras | 8 páginas