607165 - PROCESSOS INTERATIVOS COM A PESSOA SURDA - LIBRAS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1637 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com seus estudos a respeito da aquisição de linguagem, ficou claro a importância do papel do “outro” para o desenvolvimento integral da criança surda. Percebe-se que a grande diferença que se estabelece entre o desenvolvimento de crianças surdas e ouvintes encontra-se em uma das áreas do desenvolvimento neuropsicomotor. Cite em qual área encontra-se esta diferença.
RESPOSTA DO ALUNO:Percebe-se que a grande diferença que se estabelece entre o desenvolvimento das crianças surdas e ouvintes encontra-se na área da linguagem.
A respeito da Língua Brasileira de Sinais – Libras comente a afirmação a seguir: “A Libras é universal, isto é, as comunidades linguísticas de pessoas surdas não se diferem, todos usam a Libras para se comunicar”. Sua resposta deverá mostrar o seu ponto devista, baseado nos estudos propostos, quanto à afirmação acima. A LIBRAS é universal? E, as comunidades de pessoas surdas, se diferem?
RESPOSTA DO ALUNO:
As libras não é universal, e sim e a lingua oficial  brasileira de sinais. Assim como  as pessoas em países  diferentes  falam idiomas diferentes, também as pessoas surdas  por parte do mundo usam linguas de sinais diferenciadas. E até mesmodentro de uma mesma sociedade a lingua de sinais podem ter variação regional, assim como a linguagem oral tem suas variantes regionais
Segundo Lyons (1987),  “ linguagem é um sistema de comunicação natural ou artificial, humano ou não, ou seja, qualquer meio de comunicação...”, Escreva dois exemplos de linguagem pelos quais os seres humanos se comunicam.
RESPOSTA DO ALUNO:
O ser humano secomunica por varios tipos de linguagem como  a oral , escrita, linguagens de sinais, linguagem artisticas e outras.
Com relação às representações da surdez, você estudou que existem diferentes tipos de representações de surdez em práticas que limitam ou ampliam o universo do exercício de cidadania das pessoas surdas. Nesses discursos têm sido colocados focos de atenção na deficiência: o sujeito surdonão é visto no todo de suas capacidades e habilidades.
Nesse sentido, cabe uma pergunta:
Como, nós, educadores, devemos nos posicionar frente a essa situação?
Assinale a alternativa correta:





Nós, educadores, devemos ficar neutros e não emitir opinião a respeito do assunto.


A insistência nessa incompreensão e o enorme desconhecimento das particularidades das pessoas surdasdemandam que nós, os educadores, enfrentemos uma luta para tirá-los do âmbito das perspectivas médicas, terapêuticas, assistencialistas, caritativas e outras, que historicamente têm predominado, para percebê-los em uma perspectiva cultural e de diversidade humana.


Demandam que os educadores enfrentem uma luta para tirá-los do âmbito das perspectivas médicas e terapêuticas, mas é necessáriopermanecer a visão assistencialista e caritativa.


A insistência nessa incompreensão e o enorme desconhecimento das particularidades das pessoas surdas fazem com que nós, educadores, fiquemos sem ação, pois a área médica influencia muito a sociedade.


Demandam que os educadores concordem com a visão das perspectivas médicas, terapêuticas, assistencialistas, caritativas e outras.


No capítulo“A abordagem socioantropológica da cultura Surda”, percebemos que ao longo da história da educação de surdos, destacaram-se três correntes pedagógicas que continuam presentes ainda hoje nas instituições e/ou escolas que atendem alunos surdos.
De acordo com as alternativas abaixo, quais são essas correntes?
 
A alternativa correta é:





Verbalismo, Escrita e Sinalização;


Oralismo,Comunicação total, Bilinguismo;


Sinalização, Oralização e Verbalização;


Comunicalismo, Bilinguismo e Trilinguismo;


Comunicação gestual, Comunicação oral e Comunicação escrita;


 QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO: 00:03:55


A respeito da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS assinale as alternativas corretas:
 
I - Além da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS existem inúmeras...
tracking img