6 Sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
1. Introdução 2
1.1 Objectos 3
1.1.1 Geral 3
1.1.2 Específicos 3
1.1.3 Metodologia 3
1.1.4 Justificativa 3
2. Seis Sigma 4
2.1. Foco do 6 Sigma 4
2.2 Origem dos Seis Sigma 4
2.3 Funcionamento do Seis Sigma 5
Factor de Melhoria 8
2.4 Metodologia dos 6 Sigmas 8
2.4.1 DMAIC 8
2.4.2 Método passo a passo 9
2.5. Factores críticos para aimplementação 9
2.6. Tempo para alcance dos resultados 10
2.7. Como garantir o sucesso do 6 Sigma 11
3. Constatações 12
Bibliografia 13

Introdução

O mundo vive em constante competição devido ao crescente diversidade e fornecimento do produto, as indústrias tem que se superar a cada dia para que possam sobreviver no mercado. As metodologias de controlo dequalidade têm umaimportância fulcral nesse processo.
No presente trabalho iremos abordar um dos inúmeros métodos de controlo da qualidade implementado nas indústrias. O método 6 sigma que tem o objectivo de medir defeitos e melhoria da qualidade.
Não existe uma receita milagrosa para implantação do 6 Sigma. É necessário trabalho, disciplina e dedicação, sob pena de não utilizar a metodologia em todo o seu potencial oumesmo levar ao fracasso a implantação do programa. Nos dias de hoje, isto significa muito mais que a não aplicação da ferramenta. Para muitos, esta pode ser a diferença entre crescer e estar fora do mercado.
Um dos pioneiros da implementação dos 6 sigmas afirma que esta técnica é de grande ajuda para a redução dos custos na empresa.

1.1 Objectos

1 Geral

Dar a conhecer a eficiência do método6 sigma.

2 Específicos

✓ Descrever o funcionamento do Seis Sigma;
✓ Dar a conhecer a metodologia dos 6 Sigmas;
✓ Demonstrar o tempo necessário para o alcance dos resultados;

3 Metodologia

Para realização do seguinte trabalho, recorreu-se a revisão bibliográfica, que consistiu na pesquisa na internet e consulta de documentos impressos.
A revisão bibliográfica nos livrosimpressos facilitou na definição dos conceitos, e a pesquisa na internet tornou-se de grande importância na aquisição dos gráficos.

4 Justificativa

O trabalho é justificado pela necessidades de dar a conhecer os leitores o método que pode contribuir e muito para a redução dos custos nas empresas e consequentemente a reserva de numerário para exercer outras tarefas.

2. Seis SigmaOriginalmente, foi definido como uma métrica para medir defeitos e melhorar a qualidade;   e uma metodologia para reduzir os níveis de defeitos abaixo de 3.4 defeitos por milhão de oportunidades (Bill Smith, 1986).   
É uma metodologia estruturada para fornecimento de produtos e serviços melhores, mais rápidos com custos mais baixos; com uma forte base em conhecimento de processos e através da reduçãoda variabilidade dos processos.
Estratégia disciplinada e altamente quantitativa, caracterizada por uma abordagem sistemática, que tem como objectivo reduzir custos e aumentar/melhorar a eficiência da organização, por meio da optimização de produtos e processos, com o consequente incremento da satisfação dos clientes.

2.1. Foco do 6 Sigma

✓ Redução do tempo de ciclo;
✓ Reduçãodrástica de defeitos;
✓ Satisfação dos clientes.

O Seis Sigma permite que um dirigente empresarial seja pró-activo ao invés de reactivo com relação à questões de Qualidade;
A pró-atividade parte da definição, estratégica, dos padrões de qualidade baseados em Sigmas (desvios padrão).

2.2 Origem dos Seis Sigma

➢ Na década de 80, a Motorola, promoveu o desenvolvimento da metodologia como objectivo de melhorar a qualidade dos seus produtos;
➢ Em 1986, Bill Smith, engenheiro da Motorola, definiu um conceito chave para a empresa: Defeitos por Oportunidade, ou Defeitos por Unidade;
➢ Com este indicador, a Motorola passa a medir os defeitos em todas as etapas de produção de forma consistente;
➢ Em 1988 a Motorola recebe o prémio Malcolm Baldrige National Quality...
tracking img