5S nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OS 5S

“Um dos aspectos que mais chamam a atenção de qualquer pessoa quando visita uma fábrica ou mesmo um escritório é seu estado de limpeza, organização, ordem e asseio.
Você passa grande parte de seu tempo em seu local de trabalho. Você quer acordar todas as manhãs detestando ir para o trabalho simplesmente porque não suporta a sujeira e o ambiente feio?
Éclaro que não. Bem se seu local de trabalho estivesse melhor arrumado, você provavelmente teria mais vontade de ir trabalhar.
Uma pessoa, cujo local de trabalho é bagunçado também tende a ser bastante desorganizada em seus hábitos de trabalho.Você não se sente frustrado sempre que não consegue encontrar suas ferramentas e equipamentos? Você sabe quanto tempo perde cada vez que precisaprocurar as ferramentas que vai usar?
Imagine: se as ferramentas que você usa no seu local de trabalho forem colocadas no seu lugar e estiverem facilmente disponíveis para o uso, seu fluxo de trabalho será bastante uniforme. Então, você irá gostar mais do seu trabalho“(CAMARGO, 1994, p.25).
“Um ambiente de trabalho limpo, onde tudo está colocado de maneira apropriada einstruções claras estão prontamente disponíveis, também tende a ser um local mais seguro para se trabalhar. Praticando os 5S em seu local de trabalho você efetivamente ajuda a garantir sua própria segurança e a de seus colegas. Em uma empresa onde os 5S são praticados com seriedade, o número de produtos defeituosos será relativamente mais baixo que o de uma empresa desorganizada. A produtividade,portanto, será maior” (CAMARGO, 1994, p.26).
“A limpeza, ordem e organização, por si só não garantem a qualidade e a produtividade, mas sua falta certamente garante a falta de qualidade e baixa produtividade” (MARTINS, 1998, p.314).
“O 5s é um programa para todas as pessoas da empresa, do presidente aos operadores, para áreas administrativas, de serviço de manutenção e demanufatura” (CAMPOS, 1992, p.173).
“A concepção deste programa veio como uma complementação dos programas de qualidade total, pois cedo percebeu - se que a atuação, o trabalho em ambientes adequados, arrumados, limpos e em condições padronizadas e disciplinadas proporcionava maior qualidade e produtividade. Isso ocorre pela influencia do ambiente no comportamento das pessoas” (UHLMANN,1997, p. 159).
“A tese do housekeeping é que não é necessária alta tecnologia para aplicá-lo; pelo contrário, trata-se de algo simples, acessível a qualquer pessoa, por menos que seja seu grau de instrução. É tão somente um problema cultural. É nesse aspecto, isto é, da cultura, que as empresas devem agir, partindo de uma conscientização de alta administração, fazendo com que as pessoasfaçam corretamente as coisas simples, como parte integrante de um programa JIT de melhoria contínua. Se as pessoas não podem fazer corretamente as coisas simples, como irão fazer as complicadas a fim de tornar a empresa excelente, de classe mundial?” (MARTINS, 1998, p. 316).
“Essa mudança cultural preconizada pelos 5S é feita no sentido de que a limpeza não é só responsabilidade dosfaxineiros, mas sim de todos os colaboradores, havendo uma relação evidente entre os padrões de limpeza, organização, ordem e asseio do trabalho e as atitudes gerenciais.
A chamada prática dos 5S vem sendo cada vez mais aplicada em nossas empresas como uma forma de constatar seu sucesso ou fracasso e ver o estado de seus 5S “(MARTINS, 1998, p.316).
“Atualmente observa-se queem muitas empresas o pontapé inicial de programas de qualidade total, em termos de nível operacional, é representado por um programa de arrumação da casa, o Housekeeping”( UHMANN, 1997, p.159).

Significado da expressão 5S
• Seiri – Liberação de áreas
“Separar os itens em necessários e desnecessários e livrar-se destes últimos. Muitas vezes torna-se difícil...
tracking img