45178420892

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE JOAQUIM NABUCO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO





TIJOLOS CERÂMICOS





CILÉA MARIA DE BRITO






Recife-PE
Abril de 2012


CILÉA MARIA DE BRITO






TIJOLOS CERÂMICOS




Este trabalho está sendo submetido à avaliação do Professor José Edson, da disciplina Materiais de construção, do curso de Tecnólogo de Construção deEdifício.





Recife
Abril-2012


RESUMO




Na construção civil para fabricação de estruturas em alvenaria podem ser utilizados tijolos cerâmicos que devem seguir determinadas características e propriedades, mediante normas que venham garantir o seu desempenho. Para que isso seja garantido, é necessário que sejam feitosestudos mais detalhados e análises das propriedades desejadas. Logo, esse trabalho faz um estudo entre os vários fabricantes de tijolos de alvenaria no estado do Rio Grande do Norte com o intuito de se caracterizá-los. Com isso, foram escolhidas quatro regiões do estado; e utilizando a norma NBR 15270, que trata de bloco cerâmico para alvenaria, foram então selecionados e ensaiados. Os tijoloscerâmicos foram submetidos a uma análise dimensional (formas e dimensões), resistência à compressão e determinação da massa seca para posterior avaliação do índice de absorção de água, segundo a norma NBR 15270. Os ensaios mecânicos de compressão foram realizados no laboratório de ensaios de materiais do CEFET-RN, utilizando uma prensa universal de ensaios. No entanto, verificou-se que houve umavariação significativa nos valores de resistência à compressão de cada região. Já em relação aos ensaios de absorção de água e análise de dimensões e formas, que foram realizados no laboratório de metrologia da instituição, apresentaram dados que comprovam que os blocos cerâmicos seguem a norma NBR 15270.
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO 5
1.2.GENERALIDADES 6
2.JUSTIFICATIVA 9
2.1.OBJETIVOS 92.1.1.Objetivo Geral 9
2.1.2. Objetivos específicos 10
3.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 10
3.1.CERÂMICA VERMELHA 10
3.2.PROCESSO PRODUTIVO 11
3.2.1.Matéria-prima 11
3.2.2. Extração de argilas 13
4.CONCLUSÕES 13
5. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 15
1. INTRODUÇÃO




Os vestígios mais antigos de tijolos datam de 7500 a.C.; foram encontrados em Çayönü, no sudeste da Anatólia na Turquia Em descobertas maisrecentes, foram encontrados tijolos de 7000 e 6395 a.C., em Jericó e em Catalhuyuk, respectivamente. A partir de dados recolhidos nestas e outras descobertas arqueológicas, foi concluído que os tijolos cozidos (em detrimento dos tijolos secos ao sol ) foram inventados no terceiro milénio antes do nascimento de Cristo, no Médio Oriente. Os tijolos foram uma inovação tecnológica importante, poispermitiram erguer edifício resistentes à temperatura e à humidade, numa altura em que o homem deixou de ser nómada, passando a ter a necessidade de possuir construções resistentes e duráveis. Por volta do ano de 1200 a.C., o fabrico de tijolos generalizou-se na Europa e na Ásia.
Na região dos rios Tigre e Eufrates, os tijolos começaram a ser utilizados há mais de cinco mil anos. Isto deve-sesobretudo à grande escassez de rocha e madeira nessa região, o que fez com que as populações aderissem a outros materiais construtivos, como por exemplo o tijolo. Também na Suméria o material de eleição foi o tijolo; tinham uma forma arredondada e não eram unidos com rgamassa, nem com cimento. Para tornar os edifícios mais seguros e resistentes os espaços vazios eram preenchidos com betume, palha eervas.
Também no antigo Egito e na civilização do Vale Indo o tijolo era um material muito utilizado. Esse fato pode ser observado nas ruínas de Buhen, Mohenjo-daro e Harappa, por exemplo. As dimensões dos tijolos encontrados tinham uma razão; estas são as dimensões ideais para este tipo de elemento construtivo.
A Revolução Industrial trouxe a produção em massa de tijolos. As pequenas oficinas que...
tracking img