44423456789

1208 palavras 5 páginas
LEITURA COMPLEMENTAR 01

Origem da Estatística

A Estatística pode se formalmente conceituada como a ciência que tem por objetivo a coleção, a análise e a interpretação de dados qualitativos ou numéricos a respeito de fenômenos coletivos ou de massa. Também é propósito da estatística a indução de leis a que fenômenos cabalmente obedecem, além da representação numérica e comparativa, em tabelas ou gráficos, dos resultados da análise desses fenômenos.

Acredita-se que o termo estatística tenha sido primeiramente empregado para designar o conjunto de dados referentes a assuntos do estado, geralmente com a finalidade de controle fiscal ou de segurança nacional. Por esse motivo, o uso da palavra, segundo estudiosos, teria a sua origem na expressão latina status, que significa estado, podendo assumir diferentes significações, dependendo de como é utilizado. Objeto de longas polêmicas, o termo estatística até hoje é controvertido. Existem dúvidas se ele deriva, de fato, de estado, entidade política, ou de estado, modo de ser.

Os dados do Estado referiam-se, particularmente, à população, às transações comerciais internas ou com outros estados, ao controle da mortalidade em geral ou provocada por uma epidemia, endemia ou doença particular e aos problemas de taxação e de proporcionalidade de tarifas e impostos. Além de estudar as maneiras mais eficientes de organizar as informações obtidas, tratava também do problema mais importante: de interpretação de dados e da possibilidade de realizar previsões.

A palavra estatística teria sido cunhada, possivelmente, por Gottfried Achenwall, acadêmico alemão, por volta da metade do século XVIII, tendo que seu verbete em inglês, statistics, apareceu na Enciclopédia Britânica pela primeira vez em 1797.

Porém, a origem das aplicações das técnicas da Estatística é bem mais antiga, sendo possível fornecer alguns exemplos:

a) indícios encontrados sugerem a existência de censos muito antigos, realizados por volta

Relacionados