4208 10664 1 SM

11191 palavras 45 páginas
Disponível em: www.univali.br/periodicos

CRITÉRIO ÉTICO E SUSTENTABILIDADE
NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA:
IMPACTOS NAS DIMENSÕES
ECONÔMICAS, TRANSNACIONAIS E
JURÍDICAS
ETHICAL CRITERION AND SUSTAINABILITY IN POST MODERN SOCIETY: IMPACTS ON THE
ECONOMICAL, TRANSNATIONAL AND LEGAL DIMENSIONS
CRITERIO ÉTICO Y SOSTENIBILIDAD EN LA SOCIEDAD POSMODERNA: IMPACTOS EN LAS
DIMENSIONES ECONÓMICA, TRANSNACIONAL Y JURÍDICA
Prof. Dr. Josemar Soares1
Prof. Dr. Paulo Márcio Cruz2

RESUMO
A sustentabilidade envolve a construção de relações harmônicas entre meio ambiente, homem e meio social, resultando em progresso e desenvolvimento humano. Contudo, no ambiente pós-moderno, perdeu-se essa visão aprofundada de sustentabilidade. O objetivo do presente artigo é demonstrar como o critério ético do humano pode auxiliar na recuperação da percepção da relação homem e ambiente e na construção de uma sociedade e de um Direito transnacional que entendam essa relação. O método utilizado é o indutivo, a partir da leitura de obras filosóficas, jurídicas e sociológicas. O artigo insere-se na linha de pesquisa Direito e Jurisdição do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí – PPCJ/UNIVALI.

PALAVRAS-CHAVE: Pós-Modernidade. Sustentabilidade. Critério Ético.

ABSTRACT
Sustainability involves the construction of harmonious relationships between the environment, human beings, and the social environment, resulting in progress and human development. Nevertheless, in the post modern environment, such in-depth vision of sustainability is lost. This essay seeks to demonstrate how the ethical criterion of the human can help recover the perception of the relationship between man and the environment, and construct a society and a transnational law that understand this relationship.
1

2

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2003) e Mestre em Educação pela

Relacionados