300 E a arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiramente, antes de comparar as duas obras, devemos conhecê-las. Abaixo se encontram resumidas as duas obras, e logo após fazemos uma comparação entre os Espartanos do filme 300 e da obra de Sun Tzu: A Arte da Guerra.
300 (2006)

O filme trata da resistência de Esparta, liderada pelo rei Leônidas que contava com apenas 300 espartanos contra o monstruoso e imensurável exercito de Xerxes,o rei da Pérsia.
Os espartanos eram profissionais da guerra, os melhores guerreiros do mundo grego. Esparta vivia para a guerra, seus guerreiros eram treinados para o combate desde quando eram crianças, eram ensinados a nunca desistir e nunca recuar, sua obediência e lealdade ao seu comandante era inquestionável, suas habilidades em combate eram quase que sobre-humanas.
Esparta fez com que oexercito de Xerxes ficasse encurralado no desfiladeiro das Termópilas, os persas só poderiam passar por um único corredor. Dentro deste corredor Esparta com sua formação de defesa única e indestrutível, tinha uma enorme vantagem geográfica em relação à Xerxes, nos primeiros dias de batalha Leônidas e seus homens teriam eliminado aproximadamente 20 mil persas.
Elfiates, que foi salvo pelos seuspais do cruel destino que os espartanos davam as crianças que nasciam com deformidades físicas, a quem Leônidas se recusou a deixar que lutasse em seu exército, revoltado por não poder guerrear ao lado dos seus, procurou Xerxes e revelou-lhe uma passagem que contornava o desfiladeiro e acabava com a vantagem de Leônidas atingindo-o pela pelos flancos e cercando seu exército.
E foi dessa maneira queo exército persa conseguiu ganhar a batalha. Percebendo a derrota iminente Leônidas teria dito: "Almocem comigo aqui, e jantem no inferno". Cercando-os por todos os lados, Xerxes ordenou a deposição das armas, ainda assim Leônidas não se curvou e respondeu: "Venham buscá-las".
Pouco antes do confronto final ele destacou um de seus homens e o mandou de volta à Esparta para que esse divulgassecomo os espartanos haviam defendido não apenas sua cidade, mas toda a Grécia que havia se recusado a enviar seus homens para enfrentarem Xerxes. Dessa forma seu nome e seu exército se tornaram uma lenda e um exemplo de resistência e coragem.
Por conta de sua força e coragem, Leônidas deu esperanças ao povo grego, que após a derrota de Esparta e o inverno que a seguiu, conseguiu derrotar o exércitoPersa e expulsa-los de suas terras.
Sun Tzu: A Arte da Guerra

Escrito há cerca de 2500 anos, pelo general e estrategista militar chinês Sun Tzu, é até hoje um dos principais livros sobre estratégia, considerados por muitos a origem próprio conceito de estratégia. Apesar de ser um livro escrito para estratégia puramente militar, ele pode ser adaptado para os dias de hoje em diversassituações, como em estratégia empresarial.
É composto por treze capítulos, que exploram diversos aspectos da estratégia militar, nomeadamente:
1. Planeamento Inicial: coloca a ênfase na importância do planeamento - antes de iniciar qualquer ação é necessário determinar cinco aspectos de fulcral importância: o caminho, o clima, o terreno, a liderança e a disciplina;
2. Condução da Guerra: destaca asconsequências internas da guerra e coloca a ênfase na rapidez e eficiência das ações de forma a conservar a energia e os recursos e assim minimizar o desgaste causado;
3. Estratégia Ofensiva: refere à importância de manter intacto o maior número de coisas possíveis - o melhor seria mesmo vencer as batalhas mesmo sem lutar; refere ainda à importância do conhecimento do inimigo e de nós próprios paravencer as batalhas;
4. Disposições Táticas: coloca a ênfase na disposição das tropas no terreno e declara que o segredo da vitória está na adaptabilidade e impenetrabilidade.
5. Energia em Potência: é relevada a força, ou o ímpeto, a estrutura dinâmica do grupo em ação, a coordenação, a coerência da organização e são apresentados diversos métodos de ataque e defesa;
6. Pontos Fortes e Fracos:...
tracking img