Treinamento comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Por muito tempo foram realizados eventos comportamentais que tocavam nos sentimentos das pessoas ou vivências que podiam ter impacto, mas obtinham pouco resultado, com isso, cada vez mais cresce a função educacionaldas áreas de treinamento e desenvolvimento, sendo assim, devemos refletir sobre a responsabilidade do profissional ao estruturar programas comportamentais, pois, ao buscar novos comportamentos, ele pode e deve atuar sobre o ser integral.
















O SER HUMANO COMO SER QUE APRENDE:
O TREINAMENTO COMPORTAMENTAL.

Treinamento, é resultado de um processo de aquisição deconhecimento com o conseqüente desenvolvimento, por parte do individuo, de atitudes e habilidades, a fim de se comportar em determinado papel ou situação.
Quando pensamos em treinamento, nossas referencias imediatas são professores, salas de aulas, livro-texto, entre outros, da mesma forma que associamos comportamental a motivacional, psicologismo, emoções e catarses. Essas associações ocorremporque nos remetem a algumas suposições que tendemos a fazer sobre o processo de aprendizagem e que implicam que o aprendizado cognitivo está dissociado do comportamental.
Uma ruptura importante sobre treinamento comportamental refere-se ao processo de aprendizagem que pertence ao participante, portanto, comportamento é produto de uma construção social que se incorpora individualmente. Não podemospensar em comportamento apenas pelo processo de conhecimento e fornecimento de informações, observação, memorização, leituras e avaliações.
O profissional de T&D tem grandes desafios:
Ser capaz de entender e descrever os comportamentos existentes (seus motivos e conseqüências);
Descrever os comportamentos esperados de forma objetiva e realista;
Analisar o contexto e os mecanismos de apoio aoscomportamentos atuais que devem ser eliminados;
Descrever ferramentas/mecanismos para apoiar os comportamentos desejados.
O ato de aprender um comportamento não pode ser desvinculado do mundo real nem deixar de estar relacionado com a vida das pessoas. Nesse sentido corre-se o grande risco de os treinamentos comportamentais se tornarem “ilhas da fantasia”, nas quais o que se diz durante otreinamento não pode ser aplicado na vida real.
O conceito de educação integral raramente parece relevante em nossa vida ou em nosso trabalho diário, pois prevalece a busca de informações e conhecimentos. Para que haja transformação de conhecimentos em sabedoria, cada vês mais aconselha-se os trabalhos de coaching, nos quais se propõe o apoio para a experimentação de novos comportamentos. Os trabalhosde coaching ou de counseling visam apoiar o autoconhecimento e a identificação de alternativas comportamentais, sempre buscando unir o técnico e a natureza da pessoa.
Não é mais possível treinar comportamentos sem uma tomada de decisão sobre a realidade, portanto, de solução de problemas; não se pode pedir que as pessoas esqueçam o que são para experimentar novos comportamentos sem correr riscos.Não se pode separar a mudança do “mudador” – e este é o participante, nunca o professor ou o treinador. Com certeza, o agente de aprendizado pode e deve ser o exemplo e viver a mudança.
Associar conhecimento e solução de problemas é um processo de compreensão que serve para apoiar a experiência a fim de transformar conceitos e, conseqüentemente, comportamentos.
O processo de aprendizagem éineficiente quando os objetivos não são claros. Sem dúvida, cada um de nós pode colocar mais foco em algumas fases do aprendizado: alguns refletem mais, outros experimentam mais, e um terceiro grupo conceitua. Entretanto, é preciso um ciclo que permita o aprendizado e a sucessão de experimentações até que se torne um comportamento natural.
Os treinamentos comportamentais tendem a flutuar entre a...
tracking img