3 Infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Humano





Seminário da disciplina de Teoria da Terceira Infância do curso de Psicologia - 1º semestre, Universidade Paulista, Campus Marquês, Abril/2013.



Orientador: Profª Regina Andrea







SÃO PAULO

Abril/2013



Sumário





1.INTRODUÇÃO 02

2. CRIANÇA NA TERCEIRA IDADE 03

2.1 DESENVOLVIMENTO MOTOR 03

2.2 BRINCAR IMPETUOSOS 03

2.3 DIFERENÇAS DE GENERO NAS HABILIDADES MOTORAS 03

3.SISTEMAS REPRESENTACIONAIS 04

3.1 AUTO ESTIMA 04

3.2 DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL 05

4. CONTEXTO FAMILIAR 05

4.1 QUESTOES DE EDUCAÇAO: CO-REGULAÇAO E DISCIPLINA 06

4.2 EFEITOS DO EMPREGO DOS PAIS 07

4.3. POBREZA ECRIAÇAO DOS FILHOS 08

5. ESTRUTURA FAMILIAR 09

6. A CRIANÇA NO GRUPO DE AMIGOS 11

7. AGRESSÃO E AMEAÇA 12

8. CONCLUSÃO 14

9. REFERÊNCIAS 15

10. ANEXO: ENTREVISTAS 18





1. INTRODUÇÃO



O presente trabalho abordou o desenvolvimento humano relacionado ao desenvolvimento da criança na terceira idade, ou seja, crianças com 6 a 8 anos sabem comparar seu real com o seuideal em comparação com os outros, essa mudança contribui para o desenvolvimento da auto estima, uma avaliação do seu valor próprio geral.

Foi desenvolvido um trabalho com entrevista de crianças com idades de 6 a 8 anos, onde observou- se que há a interferência no processo emocional, na autoestima da criança, devido a interação com os outros membros da família e com o ambiente em que elase encontra.








































2. TERCEIRA INFÂNCIA



Na terceira infância, as crianças possuem o desenvolvimento motores mais rápidos e coordenados, testam a sua força através de lutas nos recreios das aulas escolares, ate mesmo para mostrar aos amiguinhos que elas possuem novas habilidade.

Por meio de brincadeirasimpetuosas atingem o auge da terceira infância; percebe-se que a criança esta brincando através de seu comportamento, nota - se por meio das expressões corporais, como exemplo, o fato de gritarem, se agarrem umas nas outras, brincarem de lutas, tentar sobressair nas brincadeiras. Segue alguns exemplos de desenvolvimento motor na Terceira Infância:

• As meninas são superiores na precisão domovimento; os meninos são superiores em ações menos complexas que envolvam força. Pequenos saltos são possíveis. As crianças sabem arremessar com transferência de peso e passo adequados.

• O brincar impetuoso pode parecer uma briga, mas geralmente não é. Crianças pouco populares tendem a ser agressivas; crianças populares geralmente brincam de forma impetuosa (Pellegrini, 1998; Pellegrinie Smith, 1998), este brincar permite às crianças manobras de tal forma e as possibilita obter domínio no grupo de amigos avaliando sua própria força e a dos outros.




DIFERENÇAS DE GÊNEROS NAS HABILIDADES MOTORAS

As diferenças de gêneros quando as crianças são novas, geralmente não tem muita diferença das meninas para os meninos, porém na fase da puberdade essa situação muda,é de fácil observação que os meninos ficam mais corpulentos que as meninas.




Os tipos de habilidades também fazem diferença, nota-se que as crianças que praticam mais exercícios desenvolvem mais em comparação com as que não praticam nenhum tipo de atividade.

A participação em esportes organizados aumentou entre ambos os sexos - um aumento de 50% desde 1998).



5.SISTEMAS REPRESENTACIONAIS



Crianças de 04 anos tem sentimento de valor próprio mas é na terceira infância que se torna realista equilibrado e consciente.

Nota-se que as crianças de 07 á 08 anos no terceiro estagio neopiagetianos, conseguem perceber que são bons em algumas coisas e em outras não, observa-se que a criança pode ir bem a uma matéria e em outra não, elas sabem...
tracking img