258462420141

747 palavras 3 páginas
Sexualidade
A sexualidade das mulheres ainda é, em parte, desconhecida, sendo que durante anos o mo delo de sexualidade aceito é o que corresponde à masculina.
O comportamento sexual humano é influenciado por aspectos psicológicos e socioculturais e está relacionado com a saúde física e mental, com a qualidade de vida e auto-estima.
No climatério as repercussões hormonais no organismo da mulher se somam às transformações biológicas, psicológicas, sociais e culturais.O enfoque maior tem sido dado aos fatores biológicos, aos sinais e sintomas, inclusive referindo o climatério como uma síndrome ou um período patológico e anormal.
Envelhecimento e sexualidade
Existem vários mitos que reforçam a ideia de que, nesse período, a mulher fica assexuada. São: * A identificação da função reprodutora com a função sexual; * A atração erótica se faz às custas somente da beleza física associada a jovialidade; * A sexualidade feminina está relacionada diretamente aos hormônio ovarianos, vinculando a diminuição da função do ovário com a diminuição da função sexual.
Com o aumento da expectativa de vida, a mulher passa uma parte significativa da sua vida no climatério. Algumas mulheres nesse período podem sentir diminuição do desejo enquanto outras experimentam o processo inverso, ou seja uma liberação do desejo e exercício de uma sexualidade menos conflituada.
Alterações orgânicas no climatério e resposta sexual
As alterações fisiológicas que ocorrem, pouco influem sobre a sexualidade, entretando, podem limitar qualitativa e quantitativamente a resposta erótica.
As mulheres no climatério, mais frequentemente após a menopausa, podem apresentar: * Uma lubrificação vaginal menos intensa e mais demorada (preciso maior estimulo sexual); * Adelgaçamento dos tecidos vaginais (dor nas relações sexuais).
O declínio da função hormonal ovariana no climatério determina modificações significativas nos órgão genitais internos e externos que podem influenciar a

Relacionados