2020 - China

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UC4 – Tendências e Desafios no Mundo e na Europa
2020: Actores de um mundo novo

Como avaliar estes cenários? (nota introdutória)

Confesso que não soube como começar este trabalho, sobretudoquando a informação disponível na rede de conhecimento global, a qual apelidamos de “Net”, é tanta, tão variada e contraditória.
É evidente que a China está a crescer. É também evidente que o mundoocidental está fragilizado. Os recursos, energéticos e outros, mais relevantes (Petróleo, Gás, Água, minérios) começam a escassear, ou a sua produção não acompanha a procura. Os preços continuam aaumentar. A “guerra” por estes recursos existe e seguramente irá escalar, sobretudo com a crescente procura por parte da China. O ambiente está a sofrer. A cooperação internacional é ainda uma miragem emalgumas temáticas. As realidades sociais estão a alterar-se. As redes sociais de hoje são feitas de fibra óptica. A população está a envelhecer. As mentalidades estão a mudar. As crenças religiosaspertencem a outra geração, incluindo a islâmica. A tecnologia está a moldar uma nova geração. O que hoje é verdade, amanhã será certamente mentira. A natureza do homem é “manhosa”. O único interesseverdadeiramente global, é o dinheiro.
E o que fazer de tudo isto?
Com tantas “incertezas crucias” na minha cabeça, achei que precisava de ajuda! Decidi fazer um pequeno inquérito a alguns colegas detrabalho, para perceber quais as percepções gerais e quais os fundamentos que as baseavam.
Fiz algumas perguntas, nem sempre formuladas da mesma forma, que basicamente andaram à volta destas:
Acha que aAmérica continuará a ser o dínamo da economia mundial, ou será a China o próximo Big Player Mundial? Acha que o Euro e a Europa vão aguentar? A situação económica/financeira está para ficar? Acreditanuma guerra pelos recursos? Como é que a tecnologia influenciará o ambiente, os recursos e o quotidiano do homem? (Horizonte temporal 2020)

Ficam aqui algumas muito breves respostas:
“...estás...
tracking img