Cop 15

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Convenção do Clima de Copenhague
A 15° Conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima conhecida como COP15,Foi um encontro importante para a prevenção de desastres climáticos.O evento realizado entre os dias 07 e 18 de dezembro de 2009,em Copenhague,Dinamarca,reuniu líderes de todo o mundo e pretendia definir o comportamento dos países para a diminuição do aquecimento global.É importantelembrar que para diminuir a emissão de gases de efeito estufa é necessário adotar alterações no modelo de desenvolvimento econômico e social,como a redução do uso de combustíveis fosséis,energia limpa e renovável,o fim do desmatamento e a mudança de hábitos de consumo.Adotando medidas como essas será possível estabilizar a concentração global de carbono até 2017,quando deve começar a cair chegandoa ser 80% menor do que em 1990.
Por isso até agora,os governos têm se mostrado bem menos dispostos a reduzir suas emissões de carbono do que deveriam.
A Conferência de Copenhague é considerada o encontro mais importante da história recente de acordo multilaterais ambientais,pois tem o objetivo de estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Quioto,vigente de 2008 a2012.
De acordo com o 4º relatório do IPCC(Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas)órgão que reúne os mais renomados cientistas especializados em clima do mundo-publicado em 2007,a temperatura da Terra não pode aumentar mais do que 2°C em relação à era pré-industrial.
No entanto,se os países não se comprometem a mudar de atitude,o cenário pode serdesesperador.Corremos um sério risco de ver:
*A floresta Amazônica transformada em Savana;
*Rios com menor vazão e sem peixes;
*Uma redução global drástica da produção de alimentos,que já está acontecendo;
*O derretimento irreversível de geleiras;
*O aumento da elevação do nível do mar,que faria desaparecer cidades costeiras;
*O aumento de doenças tropicais como a dengue e a malária.
Normalmente,asConferências das Partes acontecem durante duas semanas.Os ministros de cada país costumam chegar só depois da primeira semana e a discussão ganha força apenas nos últimos dias ou horas.
Participam da Conferência com o poder de voto,os Estados Nacionais que são signatários da Convenção ou do Protocolo de Quioto,por meio de suas delegações.Outros países podem participar do encontro comoobservadores,assim como as ONGs.Os observadores podem se manifestar nas reuniões formais por meio de propostas escritas,que são lidas ao público,mas não têm poder de decisão.
Os chefes de estado não participam,obrigatoriamente,da COP,mas seria desejável que eles comparecessem para da peso a Convenção.
Ainda corre o risco da Cop15 terminar sem acordo nenhum ou com propostas beminferiores ao que seria necessário para controlarmos o Aquecimento Global,o que seria uma verdadeira tragédia para todos os povos.Infelizmente,muitos especialistas não têm se mostrado esperançosos com Copenhague,já que os países desenvolvidos vêm apresentando números inferiores ao esperado.


As posições dos principais países:
- Estados Unidos
Ao contrário do ocorrido durante o governo Bush, opresidente Barack Obama tem se mostrado aberto a negociações sobre mudanças climáticas e sobre a possibilidade de alterações na matriz energética do país. Para alguns especialistas, entretanto, isso seria mais um discurso diplomático. Isso porque até agora Obama ainda não sinalizou propostas concretas.
A responsabilidade pelo aparente atraso dos EUA nas negociações, entretanto, no momento estárecaindo sobre o Senado norte-americano, que ainda não aprovou a lei de mudanças climáticas. Sem este aval, é bastante difícil que o país de fato se comprometa em Copenhagen. “Obama vai querer resolver as questões internas primeiro. Isso limita a sua atuação”.
A proposta de lei, entretanto, vem sendo criticada. Ela prevê uma redução de 17% das emissões em 2020, com relação ao ano de 2005. De...
tracking img