Os diferente metados ecolares

1462 palavras 6 páginas
O principal objetivo deste trabalho é mostrar que apesar da evolução dos métodos escolares, ainda encontra-se nesse cenário a utilização de métodos tradicional e o histórico critico.
Para realização do mesmo foi entrevistando dois profissionais da área da educação, que lecionam no município de Rolim de Moura - RO, e atuam em escolas públicas, ambos com idades entre 25 e 48 anos.
Este tem como intuito coletar, analisar dados para identificar quais métodos utilizados pelos mesmos em sala de aula.

PROFESSORES E AS DIDÁTICAS DE ENSINO

Ao entrevistar os professores com idades diferentes pode-se analisar que o professor X, em suas aulas utiliza mais os livros didáticos.
O professor X que já se encontra a mais tempo em sala de aula estabelece o método tradicional visando um conhecimento mais focado, contudo também utiliza em suas aulas históricas critico (não isolado, mas em conjunto como tradicional), porque acredita que os dois métodos junto possam oferecer uma aula quanto produtiva e eficazes assim os dois métodos trazem conhecimentos importantes para os alunos.
Por sua vez o professor Y, na sua sala de aula é abrangente, ou seja, utiliza livros didáticos, e inova suas aulas com outros recursos tais como pesquisa na internet, apresentação como projetos de mídias, filmes, entre outros, incentivando seus alunos a forma suas próprias opiniões e conclusões em relação ao assunto que foi lecionado.
Professor Y, mais nova de sala de aula tem sua metodologia voltada para o histórico critico embasada numa visão inovadora assim suas aulas são de punho dinâmico e argumentativo. Oferecendo para os alunos conhecimento mais amplo para que possam aprender de uma forma mais fácil e aguçar o seu poder de argumentação e criatividade.
De acordo com FREIRE, (1971, 67) "educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores, que buscam a significação dos significados"
Para o

Relacionados