Os diferente metados ecolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O principal objetivo deste trabalho é mostrar que apesar da evolução dos métodos escolares, ainda encontra-se nesse cenário a utilização de métodos tradicional e o histórico critico.
Para realização do mesmo foi entrevistando dois profissionais da área da educação, que lecionam no município de Rolim de Moura - RO, e atuam em escolas públicas, ambos com idades entre 25 e 48 anos.
Este tem comointuito coletar, analisar dados para identificar quais métodos utilizados pelos mesmos em sala de aula.














PROFESSORES E AS DIDÁTICAS DE ENSINO

Ao entrevistar os professores com idades diferentes pode-se analisar que o professor X, em suas aulas utiliza mais os livros didáticos.
O professor X que já se encontra a mais tempo em sala de aula estabelece o métodotradicional visando um conhecimento mais focado, contudo também utiliza em suas aulas históricas critico (não isolado, mas em conjunto como tradicional), porque acredita que os dois métodos junto possam oferecer uma aula quanto produtiva e eficazes assim os dois métodos trazem conhecimentos importantes para os alunos.
Por sua vez o professor Y, na sua sala de aula é abrangente, ou seja, utiliza livrosdidáticos, e inova suas aulas com outros recursos tais como pesquisa na internet, apresentação como projetos de mídias, filmes, entre outros, incentivando seus alunos a forma suas próprias opiniões e conclusões em relação ao assunto que foi lecionado.
Professor Y, mais nova de sala de aula tem sua metodologia voltada para o histórico critico embasada numa visão inovadora assim suas aulas são depunho dinâmico e argumentativo. Oferecendo para os alunos conhecimento mais amplo para que possam aprender de uma forma mais fácil e aguçar o seu poder de argumentação e criatividade.
De acordo com FREIRE, (1971, 67) "educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores, que buscam a significação dos significados"
Para oprofessor X função da escola é acolher o aluno e dar a ele um apoio de formação entre conhecimentos e valorização e cabe a esse profissional passar todos seus conhecimentos ao aluno.
Por sua vez o professor Y, afirma que a escola forma cidadãos críticos e dá aos alunos os ensinamentos de que necessitam para viver e trabalhar. De acordo com LÍBANO, (1989, p. 290) "competentes para o mercado detrabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas”.
Cabe ao professor considerar nos exercício de sua função social que o aluno está em um processo de formação social e cultural, assim deve garantir a este uma formação critica capaz de levá-lo a refletir sobre as temáticas diárias e interferir positivamente em seu modo de vida pública.
Ao associar as mudançaseconômicas e culturais o professor X que leciona há mais tempo, entende que as mudanças não são positivas, pois os pais atualmente acreditam que a educação de seus filhos é de total responsabilidade dos professores, deixando assim esse papel de ser exercido pela família (pais).
Na escola que adota o método tradicional, os métodos educacionais (pedagógicos) são mais consolidados e os professorescostumam ser mais experientes, contudo as inovações demoram mais para serem assimiladas e aceitas.
Os sistemas repetitivos devem dar espaço a criatividade, pesquisas e produção de conhecimentos, pois são estas qualidades exigidas no mercado de trabalho atual, além dos conteúdos, é necessário que a escola/professor favoreça o desenvolvimento de atitudes positivas, desenvolvendo na formação do individuo amoral e a ética. Itens como respeito, paz, convivência, harmonia, solidariedade e princípios de cidadania devem ser levados a serio e incluídos nos programas pedagógicos de forma pratica e eficiente, com isso se tratando de educação a sistematização pode levar ao escape das percepções, aquelas que de certo modo são menos detectáveis que está inserida apenas no universo particular dos alunos....
tracking img