Protocolo de kioto e cop 15

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O tempo passa e pouco se faz enquanto os efeitos da poluição ambiental alimentada por práticas não sustentáveis aparecem todos os dias.

Relembrando, o protocolo de Kyoto (ou Quioto) foi assinado no Japão em 1997 e firmava compromisso de redução de emissões poluentes decorrentes de várias atividades econômicas. Para conhecer a lista completa. O protocolo estimula os países signatários acooperarem entre si, através de algumas ações básicas:
* Reformar os setores de energia e transportes;
* Promover o uso de fontes energéticas renováveis;
* Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção;
* Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos;
* Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.
E o que se discute,12 anos depois? Mais do mesmo.
O secretário-executivo da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Clima, Yvo de Boer, afirma que as grandes expectativas em torno da conferência em Copenhague estão deixando “pessoas” (e por consequência o mercado) agitadas. Segundo um documento em negociação, os países concordaram que um novo “órgão executivo” deve ser estabelecido, que seria responsável por“acelerar a ação em desenvolvimento e transferência de tecnologia” no combate às mudanças climáticas.
Os países em desenvolvimento, que têm na China um de seus membros mais importantes e mais francos defensores, querem receber dinheiro e novas tecnologias das nações industrializadas para diminuir os efeitos negativos da mudança climática e conter suas próprias emissões. Porém, o tema é delicado, poisdá margem a discussões sobre direitos de propriedade intelectual e patentes. As informações são da Dow Jones.
Dias atrás assisti a uma entrevista com Muhtar Kent, presidente mundial da Coca-Cola. Dentre os vários pontos levantados sobre a estratégia da empresa sobre desenvolvimento sustentável, me chamou a atenção o fato dele próprio ter visitado as geleiras do pólo norte, lar do mascote daempresa, o Urso Polar. Constatou que a formação das geleiras já estava atrasada em 5 semanas, causando desequilíbrio na cadeia alimentar da região.
A COP-15 deixou uma imagem de desastre e frustração em virtude da incapacidade dos países ricos de assumirem compromissos sobre a redução das emissões, principalmente da parte dos EUA e China.

2 Parte
O Brasil tem metas voluntárias de reduzir de 36,1% a38,9% suas emissões até 2020 e diz que conseguirá atingir a meta antes do previsto, e afirma estar pronto para negociar um acordo vinculante global a partir de 2020.
A proposta do país é fazer o segundo período de Kyoto agora e esperar o relatório do IPCC em 2014. Ele irá ditar as diretrizes a serem seguidas para se conter o aquecimento global. Com base nestes dados e na revisão da temperaturamáxima permitida para conter o aquecimento (marcada para 2015), os países traçariam metas obrigatórias.
Kyoto é prorrogado por prazo indefinido com objetivo recorde de corte de emissões
O Protocolo de Kyoto foi prorrogado na Conferência do Clima, a mais longa da história (ao acabar neste domingo (11) de madrugada) em Durban, na África do Sul. O texto conta com novo período de comprometimento comprazo ainda indefinido, de 2013 a 2017 ou de 2013 a 2020. Os países não conseguiram chegar a um acordo quanto a isso e adiaram a decisão para o ano que vem.
O negociador chefe da delegação brasileira, Luiz Alberto Figueired, explica que 2017 foi uma exigência das pequenas ilhas, que querem metas globais o quanto antes. "Mas a data será 2020 para não termos lacunas sem metas".
O Protocolo é o únicoacordo legal existente para controlar as emissões dos gases causadores do aquecimento global e expira em 2012. Sua meta atual é uma redução de 5%; já o novo texto diz que tem o "objetivo de garantir" cortes de pelo menos 25% a 40% nas emissões em 2020 sobre os níveis de 1990 para os países desenvolvidos.
A prorrogação de Kyoto foi atrelada ao comprometimento de todos os países com a...
tracking img