Brasil x china no mercado do aço

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Angloddamericano de caxias do sul |
Brasil X China |
Mercado do Aço entre Brasil e China |
|
Catia Pasquali, Eliseu Borges e Leonardo Pretto |
14/06/2012 |

|

Introdução:
Os acordos comerciais entre Brasil e China jamais tiveram a intensidade dos dias atuais. Pesquisa apresentada demonstra que a China é o principal destino das exportações brasileiras no comercio de minério deferro, representaram 19,5% do total exportado, superando o Japão (13,73%) e a Alemanha (11,43%). São muitos os fatores de tamanha demanda, desde mão de obra barata a economia congelada.

A demanda da China por matérias-primas como o minério de ferro decorre do fato de o seu modelo de crescimento econômico ser baseado no uso intensivo de tecnologia moderna e no baixo custo da mão de obraespecializada. A questão do suprimento de minério de ferro para a China é muito importante, pois esse produto é usado na fabricação de aço, o qual possui intensa procura no país.
Ocorre, porém, que o minério produzido pelas minas chinesas contém apenas 30% de teor de ferro, o que confere uma vantagem comparativa ao produto brasileiro no mercado chinês. A Cia. Vale do Rio Doce é a segunda no "ranking" deempresas com o mais baixo custo por tonelada (a primeira empresa é a Rio Tinto). Por outro lado, a qualidade do teor do minério de ferro brasileiro coloca a Cia. Vale do Rio Doce em primeiro lugar no "ranking" de empresa com o menor custo por unidade de ferro.

China e o crescimento econômico

O crescimento econômico da China requer um enorme consumo de produtos derivados do aço, cuja demanda em2001 alcançou 160 milhões de toneladas métricas. Por isso, a maioria das siderúrgicas estrangeiras dirigiu-se para o mercado da China, o maior comprador mundial, com importações de 25 milhões de toneladas métricas do produto. Os EUA são o segundo maior importador, com 23 milhões de toneladas métricas.
A CST é líder mundial no mercado de placas de aço, registrando um dos mais baixos custos deprodução de aço do mundo. A Usiminas produz aço semimanufaturado por um custo que é a metade do custo das aciarias norte-americanas. E o custo do produto acabado da CSN é 40% mais baixo que o das similares norte-americanas.
Dentre as causas da competitividade internacional do aço brasileiro destacam-se: a) o elevado teor de ferro do minério de ferro brasileiro; b) o carvão de alta qualidade importado daChina sob o regime de drawback; e c) os acordos de assistência técnica firmados com as maiores siderúrgicas mundiais, como a japonesa Nippon Steel Corporation.
A redução de barreiras tarifárias decorrente da entrada da China na OMC é outro fator importante que explica também a venda de produtos siderúrgicos brasileiros para o mercado chinês.
A Companhia Vale do Rio Doce é a maior produtora mundialde minério de ferro. Lidera o mercado transoceânico do produto com vendas de 164 milhões de toneladas, o equivalente a 29,4% do mercado global.
China e Índia são os países mais populosos do mundo, respectivamente com 20,4% e 17% da população mundial. Apesar de serem países em desenvolvimento (pelos valores de renda per capita), estão entre as 10 maiores economias do mundo. A qualidade média dosestudantes universitários em ambos os países é muito baixa, porém os graduados das melhores instituições são muito competentes, e isto é o que explica tantos investimentos americanos em laboratórios de P&D nos dois países. Além disso, o número de estudantes enviados para fazer graduação, mestrado e doutorado no exterior é muito expressivo.
A China vem licenciando tecnologias do exterior,mediante acordos formais. Com isso, adquiriu competência para copiar e realizar engenharia reversa a partir de tecnologias estrangeiras. O acesso ao conhecimento externo tem maior peso no aumento da produtividade e crescimento dos dois países do que a inovação resultante de seus próprios esforços de P&D (Dahlman, 2007).
Por todas essas razões, a maior parte das pesquisas sobre...
tracking img