191242770221

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE
FACULDADE DE DIREITO, CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS-FADE
CURSO DE DIREITO




Aline Cristina Martins Barcelar Vieira
Betânia Gomes da Cunha
 Carolina Muniz
Diego Ribeiro Morais
Filipe Ferreira dos Reis
João Henrique Siqueira Batalha
Larissa Luara
Sarah Braga Machado






PRODUÇÃO, PRODUTO E PRODUTIVIDADEGovernador Valadares
2013
ALINE CRISTINA MARTINS BARCELAR VIEIRA
BETÂNIA GOMES DA CUNHA
 CAROLINA MUNIZ
DIEGO RIBEIRO MORAIS
FILIPE FERREIRA DOS REIS
JOÃO HENRIQUE SIQUEIRA BATALHA
LARISSA LUARA
SARAH BRAGA MACHADO







PRODUÇÃO, PRODUTO E PRODUTIVIDADE











Trabalho submetido ao Curso de Direito da Faculdadede Direito, Ciências Administrativas e Econômicas da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE, como requisito de avaliação.




Professor: José Fraga de Assis














Governador Valadares
2013
SUMÁRIO






1 INTRODUÇÃO 4
2 CONCEITO DE PRODUÇÃO 5
3 CONCEITO DE PRODUTO 7
4 CONCEITO DE PRODUTIVIDADE 8
5 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS12



1 INTRODUÇÃO



As diversas necessidades diárias de um ser humano precisam ser sanadas por ser uma questão até mesmo de sobrevivência, como exemplo, se alimentar, se vestir, dormir, etc.. E pelo fato do ser humano viver em sociedade, em contato com outras pessoas surgem então outros tipos de necessidades, no caso podemos citar a educação e o transporte coletivo.Portanto para atender as essas necessidades e tantas outras, as pessoas precisam consumir determinados bens, como pão, roupas, casas etc., sendo que este processo é realizado tanto por meio de objetos materiais, como por meio de serviços, como educação, segurança, atendimento médico e etc.
Sendo assim pode-se afirmar que a satisfação das necessidades individuais e coletivas é feita com o consumode bens e serviços. Daí a importância de se estudarmos e entendermos os conceitos de produto, produção e produtividade, que é o assunto que abordaremos neste trabalho.



2 CONCEITO DE PRODUÇÃO




Produção, do latim productĭo, refere-se à ação de produzir, à coisa produzida, à forma de se produzir ou à totalidade dos produtos da terra ou da indústria. Na economia, a produção é acriação e o processamento de bens e mercadorias é um dos principais processos econômicos e o meio através do qual o trabalho humano gera riqueza. Para o filósofo alemão Karl Marx, o modo de produção não é determinado por aquilo que é produzido nem por quanto se produz, mas pela forma como é levada a cabo a respectiva produção.
A produção é constituída por um bem econômico e todas as operaçõesque lhe agreguem valor como armazenamento, propaganda, impostos, transporte etc. Também é constituída produção, toda prestação de serviço a qual pode ser avaliado economicamente e podemos agregar algum valor, um conjunto de princípios, práticas e ferramentas usadas para criar um valor preciso ao consumidor – sendo estes um produto ou serviço com melhor qualidade e poucos defeitos – com menosesforços humanos, menos espaço, menos capital e menos tempo do que os sistemas tradicionais de produção em massa.
Em toda a existência do homem, ele não foi possível criar uma coisa do nada, pois não nos é possível criar uma molécula, então podemos afirmar que em Economia a palavra produção não é a criação de coisas materiais e sim a criação de bens pelo aproveitamento da matéria ou insumos, pormeio da transformação, modificação, manipulação, para satisfazer as nossas necessidades, ex: o tijolo de barro, carvão, combustível, automóvel, eletrodoméstico etc.
Neste contexto temos os fatores de produção que engloba o trabalho humano, o capital e os recursos naturais, para produzir bens e serviços.
O trabalho humano é a contribuição do ser humano (mão de obra), na produção,...
tracking img