12344556

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Grupo 4: Extração de madeira, desmatamento e queimadas na Amazônia.



GREENPEACE – Setembro/2001

A cada ano, cerca de 30 milhões de metros cúbicos de toras são extraídos das florestas daAmazônia. Essa exploração, causa danos severos ou a total destruição de áreas imensas de florestas da região. Inicialmente, a atividade não causava grande impacto à floresta. Os madeireiros exploravamapenas um pequeno número de espécies, transportando as toras pelos rios. Entretanto, nos últimos trinta anos, a exploração tem se tornado cada vez mais intensiva e predatória.

A demanda pormadeiras da Amazônia cresceu, principalmente, após a destruição da Mata Atlântica, que era a principal fonte de matéria prima do Brasil. Como não houve investimento suficiente em reflorestamento paraabastecer o mercado, as florestas nativas da Amazônia tornaram-se a principal fonte de madeira para o mercado nacional e, cada vez mais, para o internacional.

A intensificação da exploração resulta emdanos maiores, já que requer a construção de mais estradas, o uso de equipamentos de extração maiores e, consequentemente, a abertura de pátios maiores. A derrubada de várias árvores grandes semplanejamento leva à abertura de grandes clareiras¹. As clareiras ficam ainda maiores durante o arraste, quando toras de até 25 metros são puxadas para os pátios. Um estudo em Paragominas/PA mostrou que, paracada árvore extraída, outras 59 árvores com diâmetro acima de 10 centímetros foram destruídas ou danificadas.
¹ 1. Claro em que não há vegetação num campo, mato ou bosque. 2. [Figurado] Lacuna, vão. Os impactos secundários da exploração também são drásticos. A floresta explorada intensivamente é altamente suscetível a incêndios. A luz penetra no interior da floresta através das clareiras eseca a matéria orgânica morta (folhas, troncos e galhos), tornando-a combustível. Os incêndios florestais têm sido muito frequentes na Amazônia. O fogo usado para a limpeza de áreas desmatadas e...
tracking img