Metodos de ginastica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo do sistema de ginástica sueca
O idealizador do sistema sueco de ginástica foi per henrik ling,nascido a 15 de novembro de 1776 na cidade lyunga,em 1780,portanto ,com 4 anos de idade ,ling perde o pai e em 1780 ,aos treze ,a mãe .
Características do antigo sistema sueco
* Ling considerou a ginástica divida em quatro partes, de acordo com os diferentes fins visados:
* Ginásticapedagógica
* Ginástica militar
* Ginástica medicina e ortopedia
* Ginástica estética
* Dos 4 tipos de ginásticas:
* Que nos interessa diretamente é a pedagógica ou educativa, base de todo o moderno sistema sueco .segundo a concepção fundamental .
Evolução do sistema sueco
* Um dos principais idealizadores da obra de Ling foi seu filho Hjalmar ,nascido em 1820 e falecidoem 1886,que imprimiu grande impulso às ideias de seu pai ,desenvolvendo a ginástica pedagógica ou educativa ,que lhe valeu ser considerado o pai da ginástica escolar sueca.
Característica do moderno sistema sueco Sistema sueco: Ginástica pedagógica ou educativa. Ginásticafeminina, para mulheres ou rítmica - antiga estética, ginástica militar ginástica medica.
Escolar ou higiênica voluntaria; De quatro; De elite; De campeonato é De exibição ou espetacular.
Sessão do sistema de ginástica sueca para crianças
* Exercícios preparatórios:
* Formação e saudações
* Carreira relaxada, seguir o tato do que está primeira bola.
* Exercícios com a bola,ensino de guarda-meta com pequenos lançamentos relaxados e suaves.
* Entre outros...
Exercícios fundamentais A:
* Trave à altura dos braços estendidos, suspensão, com os polegares, segurando a trave por dentro.
* Suspensão com polegares para dentro, movimentos pendulares laterais do troco.
* Entre outros...
Exercícios finais: Formação – saudações

Método Frances de ginástica
OMÉTODO DA ESCOLA DE JOINVILLE-LE-PONT
* A Escola de Joinville-le-Pont foi fundada em 15 de julho de 1852;
* A Escola adotou o Regulamento Francês de Ginástica, aprovado em 24 de agosto de 1846, pelo Ministro da Guerra, com o título “Instrução para o Ensino da Ginástica nos corpos de tropa e nos estabelecimentos militares”. Esse regulamento, apesar de muito simples, encontrou dificuldadesem sua aplicação nos corpos de tropa, quase todos muito deficientes em recursos materiais e de pessoal especializado;
* Em 22 de dezembro de 1904, por decreto do Presidente da República Francesa, foi instituída uma comissão interministerial para tratar da unificação dos métodos nas escolas, ginásios e regimentos.

ANÁLISE GERAL DO MÉTODO DA ESCOLA DE JOINVILLE-LE-PONT
Bases Fisiológicas – Aeducação física devera ser orientada pelos princípios de fisiologia. Durante a infância a educação deve visar ao desenvolvimento harmônico do corpo. Enquanto na idade adulta o seu papel e manter e melhorar o funcionamento dos órgãos. Aumentar o poder do coração e dos vasos sanguíneos, o valor funcional do aparelho respiratório a precisão e eficácia dos movimentos e pelo conjunto desses meiosassegurar a saúde.
* Bases Pedagógicas – Compreende-se o conjunto de exercícios cuja pratica racional e metódica, deve fazer o corpo atingir o mais alto grau de aperfeiçoamento físico, compatível com sua natureza e utilizando-se de varias formas de trabalho: jogos, flexionamentos, exercícios educativo.
* E é dentro desse trabalho que se encaixa o movimento natural do homem ( correr, marchar,trepar, saltar, levantar, lançar, etc...)

Regras gerais para aplicação do método Frances
1. Grupamento dos Indivíduos: O método francês, baseado na fisiologia e na experiência, adotou uma classificação racional em grupos de valor fisiológico sensivelmente equivalente. Assim temos:
Pré-pubertária (Crianças de 4 a 13 anos)
Pós-pubertária (Adolescentes de 13 a 18 anos)
Superior ou...
tracking img