121212121212

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE

CURSO DE ELETROTÉCNICA

APOSTILA DE ACIONAMENTOS ELÉTRICOS
(Profº Neemias S. Souza)

CAMPUS – CENTRAL / NOVEMBRO 2009.

Apresentação da Disciplina Acionamentos Elétricos Prezados Estudantes Estamos dando início aos trabalhos relativos aos conteúdos da disciplina de Acionamentos Elétricos. A referida disciplinatem como objetivos principais, fornecer os conhecimentos básicos necessários para os projetos de circuitos elétricos para o acionamento de máquinas elétricas. Conhecer e dimensionar os principais dispositivos de comando e proteção utilizados nos circuitos de comandos elétricos. Ler e interpretar os circuitos de comandos elétricos de máquinas elétricas e conhecer os principais métodos eletrônicosde acionamento de máquinas elétricas. Tais conhecimentos são de fundamental importância porque em qualquer sistema elétrico (dos setores industrial, predial e residencial), do mais simples ao mais complexo sistema produtivo, há algum tipo de máquina ou equipamento sendo acionado de alguma forma, como por exemplo, através de um motor elétrico, o qual é a forma mais largamente utilizada de obtençãode energia mecânica. Sendo assim, esperamos que todos possam gostar da disciplina e, com isso, venham a desenvolver um excelente trabalho, visando sempre à ampliação e consolidação dos conhecimentos, aproveitando as oportunidades que lhes são oferecidas. Desde já, desejamos...sucesso! ELABORAÇÃO: Professor: Neemias Silva de Souza.

2

1) CONTROLE DOS MOTORES ELÉTRICOS 1.1) Funções principaisdo controle As funções principais do controle de um motor são: partida, parada, direção de rotação, regulação da velocidade, limitação da corrente de partida, proteção mecânica, proteção Elétrica, etc. A figura 1.1 mostra um motor de indução trifásico típico.

1.2) Partida Um motor só começa a girar quando o momento de carga a ser vencido, quando parado, for menor do que seu conjugado de partida.1.3) Parada Em determinadas aplicações há necessidade de uma rápida desaceleração do motor e da carga. Ao ser desligado o motor da linha de alimentação utiliza-se um dispositivo de inversão de rotação com o motor ainda rodando. A parada ou desligamento do motor da rede efetua-se através de um relé impedindo-o de partir na direção contrária. No caso de motores síncronos emprega-se frenagemdinâmica.

1.4) Sentido de rotação A maior parte dos motores (exceto alguns, por exemplo: motores monofásicos, como o de pólo sombreado e o de repulsão) podem ser empregados nos dois sentidos de rotação dependendo apenas de um controle adequado.

1.5) Regulação da velocidade Os motores de C.A., exceto os universais, são máquinas de velocidade constante. Há, entretanto, possibilidade de serem religadasas bobinas do estator de um motor de indução, de tal maneira a duplicar o número de pólos e, desta forma, reduzir a velocidade à metade, onde os estatores podem ser construídos com dois enrolamentos independentes, calculados para o número de pólos que se deseja, conseguindo-se por meio de pólos reversíveis (variação de pólos) e com reduzido número de conexões variar a velocidade síncrona domotor. Cada um destes bobinados pode então ser ligado de forma a possibilitar duas velocidades, na razão de 2:1, obtendo-se

3

assim quatro velocidades síncronas independentes; contudo, não poderão proporcionar quaisquer velocidades intermediárias. Com motores de indução de rotor bobinado é possível obter-se qualquer velocidade desde zero até aproximadamente a velocidade de sincronismo, mediantea variação de uma simples resistência ligada ao bobinado do rotor, e que não implica em aquecimento do mesmo, pois, as perdas na resistência são externas ao motor. Um outro método de regulação da velocidade dos motores de C.A., que permite obter no eixo uma velocidade que pode ir desde zero até o dobro da velocidade síncrona, é pelo conhecido sistema do rotor com comutador, através de decalagem...
tracking img