10Base2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
10 BASE 2
10BASE2 (conhecido como thinnet ou cheapnet) é um padrão de rede Ethernet que utiliza cabo coaxial fino, daí de ser denominado thinnet. O cabo transmite sinais a 10 Mbps e a uma distância máxima de 185 metros (aproximadamente 200 jardas), por segmento.

A sintaxe 10BASE2 é decomposta em um primeiro número, no caso 10 é a velocidade de transmissão em megabits por segundo (10Mbps, ou 10 milhões de bits por segundo); o segundo termo que, no caso é o BASE, significa que a transmisão é em banda base (baseband Suporte de transmissão usado por um único canal, que
ocupa todo o espectro de freqüências), ou seja a onda portadora do sinal não tem modulação; e o último número é a distância máxima, 2 significa que a distância maxima é de 200 metros, sendo, na verdade, umaaproximação, já que a distância verdadeira é de 185 metros.

FONTE (http://pt.wikipedia.org/wiki/10BASE2).

O cabo coaxial
O cabo coaxial (em inglês coaxial cable) foi durante muito tempo o cabo de eleição, pela simples razão de que é pouco dispendioso e facilmente manipulável (peso, flexibilidade,...). 
Um cabo coaxial é constituído por uma parte central (chamada alma), ou seja, um fiode cobre, envolvido num isolador, seguidamente numa blindagem metálica entrançada e por último numa bainha externa. 


A bainha permite proteger o cabo do ambiente externo. É habitualmente de borracha (às vezes de Cloreto polivinil (PVC), ou eventualmente de teflon).
A blindagem (envelope metálico) que envolve os cabos permite proteger os dados transmitidos nos suportes dos parasitas(também chamados "barulho") que podem causar uma distorção dos dados.
O isolador que envolve a parte central é constituído por um material dieléctrico que permite evitar qualquer contacto com a blindagem, provocando interacções eléctricas (curto-circuito).
A alma, realiza a tarefa de transporte dos dados, é composta geralmente por um só fio de cobre ou vários fios entrançados.


Graças àsua blindagem, o cabo coaxial pode ser utilizado em longas distâncias e a elevado débito (contrariamente a um cabo de tipo par entrançado), reserva-mo-lo contudo para instalações básicas. 
É de notar que existem cabos coaxiais que possuem uma blindagem dupla (uma camada isolante, uma camada de blindagem) bem como cabos coaxiais com quádrupla blindagem (duas camadas isolantes, duas camadasde blindagem). 
Distinguem-se habitualmente dois tipos de cabos coaxiais :
O 10Base2 - cabo coaxial fino (chamado Thinnet, rede fina, ou ainda CheaperNet, rede mais barata) é um cabo de diâmetro fino (6 mm), de cor branca (ou acinzentada) por convenção. Muito flexível, pode ser utilizado na maioria das redes, ligando-se directamente à placa de rede. Permite transportar um sinal numadistância de cerca de 185 metros sem enfraquecimento.

Faz parte de família dos RG-58 cuja resistência é de 50 ohms. Distinguem-se os diferentes tipos de cabos coaxiais finos de acordo com a parte central do cabo (alma).

Cabo
Descrição
RG-58 / U
Fio central constituído por um único fio de cobre
RG-58 A/U
Entrançado
RG-58 C/U
Versão militar do RG-58 A/U
RG-59
Transmissão de banda larga(Televisão por cabo)
RG-6
Diâmetro mais largo, aconselhado para frequências mais elevadas do que RG- RG-59
RG-62
Rede Arcnet

Os conectores para cabo coaxial
Thinnet e Thicknet utilizam ambos os conectores BNC (Bayonet-Neill-Concelman ou British Naval Connector) que servem para ligar os cabos aos computadores. 
Na família BNC, encontramos:
Conector de cabo BNC : soldado ou cravadona extremidade do cabo.
Conector BNC em T : liga a placa de rede dos computadores ao cabo da rede.
Conector BNC : liga dois segmentos de cabo coaxial a fim de obter um cabo mais longo.
Rolha de terminação BNC : coloca-se em cada extremidade do cabo de uma rede em canals para absorver os sinais parasíticos. Liga à massa. Uma rede canal não pode funcionar sem ele, ficaria fora de serviço....
tracking img