Cabos de rede ethernet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE CABOS ETHERNET
Alisson Ferreira ¹ ¹ Acadêmicos da disciplina de Inteligência Artificial do Curso de Sistemas de Informação do CEULJI ULBRA Resumo: Este trabalho apresenta os tipos de meios físicos de transmissão de dados em uma rede. Essas transmissões são compostas por cabos coaxiais, par trançado, fibra óptica, transmissão a radio e via satélite. São divididos em duas categorias, osmeios guiados (como fios de cobre e fibras ópticas) e os meios não guiados (ondas de radio e os raios laser transmitidos pelo ar). Iremos detalhar apenas os meios guiados, que são os sistemas de cabeamento que pode utilizar um uma rede. 1. INTRODUÇÃO A partir dos meios de transmissão é possível obter um fluxo de bits de uma máquina par outra. Esse é o objetivo da camada física. Cada um dessesmeio tem suas próprias características, como termos de larguras de banda, retardo, custo e facilidade de instalação e manutenção. O padrão Ethernet é dividido em três elementos: o meio físico, as regras de controle de acesso ao meio e o quadro ethernet. Esse padrão define como os dados entregues pelos protocolos de alto nível serão transmitidos através dos cabos da rede, inserindo-os dentro dosquadros (frames) que serão enviados através da rede. Ethernet é um padrão que trabalha na camada física e de enlace que opera de forma síncrona em 10 Mbps que possuem quadros com tamanho que varia entre 64 e 1518 bytes. As placas de rede Ethernet são as mais utilizadas atualmente principalmente em redes de pequeno e médio porte. Em uma rede desse tipo, a topologia lógica utilizada é a de barramento epodem trabalhar com a topologia física de estrela ou de barramento. Ethernet serve como base para o modelo IEEE 802.3 que define a camada MAC para redes de topologia em barra que utilizam CSMA/CD.

2. TIPOS DE CABOS Para que ocorra a comunicação entre as placas de rede é necessário algum meio físico de comunicação. Esses meio podem se comunicar através de cabos do tipo de cobre, fibra óptica ouondas de rádio. Na sequência serão abordados os diferentes tipos de cabos, os cabos coaxiais, cabos de par trançado e os cabos de fibra óptica, com suas principais características e vantagens. Cada categoria tem suas vantagens e limitações, sendo mais adequado para um tipo específico de rede.

3. CABO COAXIAL É um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais mais protegidos contra asinterferências magnéticas, podendo assim reduzir os efeitos e sinais externos sobre os sinais a transmitir. Esse cabos são constituídos de 4 camadas: um condutor interno, o fio de cobre que transmite os dados, uma camada isolante de plástico que é chamada de dielétrico que envolve o cabo interno, uma malha de metal que protege as duas camadas internas e por ultimo uma camada de revestimento chamada dejaqueta. Com essa blindagem, os cabos podem alcançar uma distância maior de distribuição de dados sem que ocorra uma degradação do sinal. Existem quatro tipos diferentes de cabos coaxiais, os chamados de 10Base5, 10Base2, RG-59/U e RG-62/U. Figura 1  10Base5 – É usado geralmente em redes baseadas em mainframes. Ele é um cabo muito grosso com cerca de 0.4 polegadas, ou 1 cm de diâmetro e os tornampouco flexíveis. Esse tipo de cabo exige uma topologia de rede bem mais cara e complicada. O cabo 10Base5 fica num posição central, como um backbone, sendo as estações conectadas usando um segundo dispositivo, chamado de transceptor, que atua como um meio de ligação entre elas e o cabo principal.  RG-62/U – É utilizado em redes Arcnet.  RG-59/U – É utilizado na fiação de antenas de TV.

10Base2 – São cabos coaxiais mais finos, conhecidos como Thinnet e são os coaxiais mais utilizados. Tem um diâmetro de 0.18 polegadas, cerca de 4.7 milímetros e o tornam mais flexíveis. Eles são perecidos com o modelo RG-59/U (TV), mas o que diferenciam são suas impedâncias, onde o de TV trabalha a 75 ohms e o 10Base2 trabalha a 50 ohms. Para não confundi-los, os de TV são brancos e os utilizados...
tracking img