Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O alienista, conto de machado de Assis retrata de maneira irônica e critica a sociedade burguesa da época, sendo publicado por volta de 1881.
O alienista relata a historia de um médico, SimãoBacamarte que estudou na Europa e retornou ao Brasil, se instalando em uma pequena cidade chamada Itaguaí.
Dr. Bacamarte casa-se com D. Evarista, que por não ser atraente não lhe atrapalharia em suasinvestigações cientificas, mas poderia dar-lhe filhos. No entanto isso não ocorre mesmo depois de várias tentativas e métodos (dietas, etc.) impostos pelo doutor ,os filhos esperados não chegam .
Ele sededica ao estudo da medicina mais precisamente ao estudo de patologias cerebrais estudando a sanidade e os reflexos da loucura humana. Mesmo com toda a descrença por parte de muitos dos cidadãos tomoutodas as medidas cabíveis, protocolos e demais coisas e criou uma casa onde seriam colocadas todas as pessoas consideradas loucas onde se instalariam se tratariam e seriam estudadas, e assim foiinaugurada a casa verde.
À medida que Dr. Bacamarte estudava e se aprofundava mais e mais em seus estudos,se instaurou o terror em Itaguaí, Costa ,sua prima , Mateus , todos foram levados a Casa verdepara a surpresa dos moradores que os julgavam sem problema algum .
Esses atos, exageros de Simão, ocasionaram um motim popular , a rebelião das canjicas ,liderado pelo bombeiro Porfírio que acabavitorioso mas ao fim de tudo entende a necessidade da Casa verde e alia-se a Simão, há então um intervenção militar e os revoltados são trancafiados no hospício e o alienista por sua recupera suacredibilidade .
Bacamarte analisando os fatos chega a conclusão de que talvez ele estivesse errado dado o número de pessoas internadas e os liberta , adotando agora critérios diferentes para a definição deloucura critérios oposto , agora os leais eram os loucos . no fim do tratamento todos foram libertos , mas Bacamarte acredita ser ele o único sadio e reto , internando-se na Casa onde veio a...
tracking img