1071543303/10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia

Nas

Organizações

Aluna: Michelle Pires Estevão

Universidade Estácio de Sá
Queimados; 17/09/2012
Matéria; Psicologia nas Organizações
Prof; Carmem Bastos
Aluna; Michelle Pires Estevão

Caminhos da Psicologia Moderna
Primeiros Passos em Psicologia
A psicologia é uma ciência jovem. Ela nasceu de uma ciência mãe, a filosofia, que deu origem a muitas outras ciências,como a sociologia e a matemática. Os filósofos antigos procuraram estudar o comportamentos do homem e dos animais de maneira não cientifica. A pré-história da psicologia registra estudos do comportamento humano, através:
Astrologia; dedica-se ao do estudo comportamento do homem pela posição dos astros. Fazem-se previsões, do dia, hora e mês em que você nasceu e a posição dos astros donascimento.
Quiromancia; estuda o caráter e o destino das pessoas pelas linhas da mão, os montes que se Forman na palma, a estrutura das unhas e dedos.
Frenologia; vale-se da conformação do crânio humano para o estudo da personalidade. A testa alta revela inteligência verbal.
Psicologia; avalia o comportamento pelas feições e traços do rosto.
Psicognomia; diz que se você tem nariz comprido, issosignifica que você tem um comportamento de pessoa xereta.
No século XIX sugere a chamada psicologia experimental.
O fundador dessa psicologia foi um pesquisador chamado Wundt, o chamado pai da psicologia, criou o primeiro laboratório de psicologia, em 1879, numa cidade Alemanha, chamada Leipzig.
Wundt procurou utilizar aparelhos para medir os chamados fenômenos psíquicos, como a sensação, avontade, a percepção e outros.
A teoria de Darwin estabeleceu que o homem é uma evolução das espécies animais. Isto quer disser que o homem é descendente. Assim segundo essa teoria, numa psicologia comparativa, alguns psicólogos acreditam que se possa entender melhor o comportamento humano orientando-se por essa linha. Os estudos de Darwin influíram muito nas pesquisas da atuação do meio de modificaçãodo comportamento do homem e dos animais. Os estudos do hipnotismo, com Antônio Mesmer, influenciaram muitos médicos e cientistas. Pela hipnose, procurava-se eliminar comportamentos neuróticos. Nessa época, um médico que não acreditava muito em hipnose, fundou a chamada psicanálise. Chamava-se Sigmund Freud (pronúncia: Fróide)
Três posições Fundamentai
Behaviorismo: Behavior quer disser dizercomportamento, conduta. De acordo com essa teoria psicológica, os comportamentos dos indivíduos devem ser observados e medidos,da mesma maneiras como fazem outras ciências.O behaviorismo desenvolveu na psicologia dos dias de hoje o estudo do estímulo (s) e da resposta (R). Então, passou a se chamar psicologia do estimulo e da resposta ou psicologia S-R. Um evento psicológico começa com um estímulo etermina com uma resposta.
Psicologia da Gestalt e Teoria de Campo
O termo alemão Gestalt quer disser forma ou configuração. A Gestalt estudou a organização do processo mental. O que nós vemos ou percebemos está relacionado com a totalidade (Gestalt) do campo de observação. A tolidade do que a gente percebe de um fato, de um evento, de uma paisagem é diferente da soma partes. O todo consiste naspartes entre si.
Teoria de Campo: Um físico, que se tornou psicólogo, chamado Kurt Lewin, trouxe conhecimento da física, matemática e geometria para a psicologia. Para Kurt Lewin, o ramo da matemática que é capas de representar melhor uma situação psicológica é a geometria topológica representa os espaços de vida ou psicológicos de uma situação global. Você poderá analisar o comportamento de umindivíduo em função de um campo psicológico onde está atuando em determinado momento e em função do campo psicológico onde em determinado momento e em função das relações e o meio e outras pessoas.
Conceitos Fundamentais da Psicanálise
Princípio do Determinismo Psíquico: Se você analisa um comportamento, acaba verificando que ele tem uma intenção e é motivado por um impulso. Você já deve ter...
tracking img