104654430400

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: UM MUNDO EM MUDANÇAS

A enorme diversidade de produtos que estamos habituados a ver nos supermercados ocidentais depende dos complexos laços econômicos e sociais que ligam países e pessoas ao redor do mundo. Também refletem processos de mudanças sociais de larga escala, processos que levaram diferentes partes do mundo a inter-relacionarem-se umas com as outras. O mundo em quevivemos hoje nos faz muito mais interdependentes, mesmo a milhares de quilômetros de distância, do que jamais fomos.
Os sociólogos usam o temo globalização para referirem-se aqueles processos que estão intensificando as relações as relações e a interdependência sociais globais. A globalização não deveria ser entendida simplesmente como o desenvolvimento de redes mundiais – sistemas sociais eeconômicos que estão distantes de nossas preocupações individuais. É também um fenômeno locar – um fenômeno que afeta a todos nos no nosso dia-a-dia.
A globalização está mudando o modo como o mundo se parece e a maneira como vemos o mundo. Ao adotar uma perspectiva global, tornamo-nos mais conscientes de nossas ligações com os povos de outras sociedades. Tornamo-nos também mais conscientesdos diversos problemas que o mundo enfrenta no início do século XXI. A perspectiva global nos mostra que nossos laços cada vez maiores com o resto do mundo podem significar que nossas ações têm consequências para outros e que os problemas do mundo tem consequência para nós.
O conceito de globalização é um dos que foram mais aplicados nos últimos anos, em debates na política, nos negócios e namídia. Há uma década, o termo “globalização” era relativamente desconhecido. Hoje está na boca de todos. A globalização significa que cada vez mais estamos vivendo “num único mundo”, que os indivíduos, os grupos e as nações tornam-se mais interdependentes.
A globalização é criada pela convergência de fatores políticos, sociais, culturais e econômicos. Além desses fatores a explosão nascomunicações globais facilitada pelos avanços da tecnologia e rapidez de informação devido à internet, intensificou a interação entre pessoas ao redor do mundo.
Há inúmeras forças influentes por trás da globalização contemporânea. Primeiro, desde a queda do comunismo, países do antigo “bloco” soviético estão mudando para os sistemas político e econômico do estilo Ocidental. Essedesenvolvimento significou o fim do sistema que existira durante a Guerra Fria, quando os países do “Primeiro Mundo” estavam separados do “Segundo Mundo”. Além do colapso do comunismo acelerar o processo da globalização, outro fator importante que conduz a intensificação deste processo é o crescimento dos mecanismos regionais e internacionais de governo.
Segundo, a difusão da tecnologia de informaçãoexpandiu. Todos os dias, a mídia global traz notícias, imagens e informação aos lares das pessoas, ligando-as diretamente ao mundo exterior. Essa mudança para uma perspectiva global tem duas dimensões significativas: As pessoas cada vez mais percebem que a responsabilidade social não para nas fronteiras nacionais, mas estende além delas. E ainda significa que as pessoas também estão cada vez maisbuscando outras fontes, que não o estado-nação, ao formular seu próprio senso de identidade.
Terceiro, o papel das corporações transnacionais (CTs) é particularmente importante. As CTs são companhias que produzem bens ou serviços comerciais em mais de um país, elas são as principais protagonistas dos mercados financeiros internacionais. Em outras palavras, as corporações transnacionais maispoderosas são maiores economicamente do que a maioria dos países.
Nos últimos anos, a globalização tornou-se um tópico calorosamente discutido. Como um imprevisível e turbulento processo, a globalização é vista e compreendida de modo bem diverso pelos observadores. Existem três tendências dentro do debate sobre a globalização, os “céticos”, que acreditam que a ideia da globalização está...
tracking img