1 Guerra mundial e belle epoque - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História
2BIM-2PROVA
CAPITULO 2 – A competição Imperialista e a Primeira Guerra Mundial (PG 93)
No séc XX, as principais potencias industriais do planeta se envolveram em um conflito de grandes proporções. (1GM)
O Nacionalismo foi um movimento muito forte que esteve presente durante essa guerra. Jovens pensavam ser nobre lutar pelo país. O sentimento de superioridade do seu Estado e a fé quetinham nessa tal superioridade levaram a adesão da população aos interesses do Estado.
Belle Époque
Passagem do séc XIX (19) para XX(20). Onde o progresso tecnológico e cientifico dominavam o cenário mundial (2 Revolução Industrial). Momento em que a burguesia usufruía dos benefícios concedidos pela evolução. Vitoria e triunfo dos interesses e valores capitalistas. Foi um período caracterizadopor um aparecente sentimento de tranqüilidade e notável prosperidade material da classe burguesa.
*1 Revolução Industrial = Inglaterra. Implantação das maquinas, carvão usado como fonte de energia.
*2 Revolução Industrial = França, Japão, EUA, Alemanha. Tecnologia, utilização do aço, fontes de energia com base em derivados do petróleo e em eletricidade, cinema, fotografia, avião, borracha,metralhadora, telegrafo, telefone. Enfim o mundo deu o primeiro passo paara a globalização.
‘’Missão Civilizadora’’ = levar os produtos da civilização ocidental aos poços dos continentes periféricos. Darwinismo Social: traduzia-se na imposição cultural e ideológica baseada na superioridade cultural, estimulada pelo nacionalismo
*Publicação da obra A Origem das espécies de Charles Darwin, matriz dateoria evolucionista.
Sistema de Alianças
Apesar de aparentarem tranqüilidades as potencias desse continente se organizaram dentro de um principio ‘’paz armada’’.
Frenética disputa de mercados. Competição capitalista pelo domínio de áreas periféricas.
A Alemanha foi um país recém unificado que desenvolveu rapidamente sua industrialização,e participou da partilha da África, na Conferencia deBerlim.
As potencias mundiais passaram a assegurar a expansão de seus respectivos mercados através da demonstração de forcas.
Surgiram pactos como a tríplice aliança (Alemanha, Austria e Italia- se uniram porque estavam atrasados e recém unificaso, e para entrar na corrida pela fatiação da Africa) e a tríplice entente (Inglaterra, França e Rússia)
Nacionalismo: o Estado conta com a população para aexpansão de sua força(expansionismo geográfico)
Origens da 1GM
* A política de nacionalidades se transformava em pretexto para a justificativa de ações expansionistas por parte de grandes impérios.
EX: Rússia e Regiões Bálcãs
Rússia pretendeu anexar territórios balcânicos de mesma ascendência (Sérvia, Croácia, Eslovênia, Macedônia, e etc.) para obter acesso ao mar. Mas naquele momento aAlemanha se aliava ao Império Turco, e propunha a criação de uma ferrovia internacional que ligaria a capital alemã (Berlim) a Bagdá (importante centro produtor de petróleo do Oriente). No entanto esse projeto desagradou a Rússia, porque esse trajeto cortaria a região balcânica, território pretendido pelo império russo.
* O nacionalismo estimulou por um lado o sentimento de legitimidade dasnações maiores avançar e dominar menores, como também, a recusa de subordinação ao imperialismo.
O expansionismo Austro-Húngaro na região balcânica estimulou o surgimento de organizações nacionalistas como a Mão Negra, que exortava os povos da região a resistirem contra a presença estrangeira. (Atacavam o Império Austro-Húngaro)
“Declara-se” a Guerra
* Assassinato ao príncipe herdeiroAustro-Húngaro: o inicio da GM?
Em uma ação planejada pela Mão Negra, um estudante (Gravillo Princip) assassinou o herdeiro do trono austríaco (Francisco Ferdinando) em 1914.
*Hungria acusou o governo Sérvio do assassinato.

* As tecnologias da 2 Revolução Industrial enfim servem para a guerra, sua finalidade maior.
Dois dias após, a Rússia, aliada da Sérvia, declara guerra a Áustria. E a...
tracking img