Belle epoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SENSUALIDADE E ESSÊNCIA FEMININA
1900 - 1910

RESUMO

É entre os anos de 1900 a 1910 que o mundo vivenciou a Belle Époque. Uma época cheia de luxo, extravagância, elegância e beleza. Objetiva-se explorar todo esse contexto e averiguar costumes, modismos e o movimento artístico vigente no período. Há o esclarecimento do vestuário utilizado e do porque a arte sofre uma revolução e surge então,uma forma artística nova associada à natureza. Essa arte chamada de Art Nouveau cria um visual cheio de linhas curvas, traços longos, espirais e emaranhados lembrando ramagens e flores. É mostrado toda essa vivência e aspectos inseridos na sociedade.

Palavras-chave: Art Nouveau; Belle Époque; Elegância.

1 INTRODUÇÃO

2 BELLE ÉPOQUE

O período entre os anos de 1900 a 1914 é conhecido,na França, como La Belle Époque (A Bela Época). Na verdade, a Belle Époque pode ser considerada um estado de espírito que se manifesta em um determinado momento da história, marcado pelo bem-viver, pela ostentação, pelo luxo e extravagância da classe alta. É também uma estadia dourada da beleza, da inovação, e da paz entre França e seus vizinhos europeus. As novas invenções tornaram a vida maisfácil e a cena cultural prosperou, houve o cabaré, o cinema e o cancã, e na arte surgi o Art Nouveau como novo estilo.

No início do século XX a França já era uma república, enquanto a monarquia regia a maioria das nações européias. Os operários franceses revoltaram-se com a exploração feita pela aristocracia e pela burguesia. Estas duas classes enriqueceram-se com o desenvolvimento das cidades edo comércio e defendiam seus privilégios.

A alta-costura estabeleceu nessa época critérios de elegância para as mulheres da sociedade ocidental; era um símbolo de status comprar um modelo exclusivo em Paris. Ricas herdeiras americanas e mulheres de classe alta de diversos países, como o Brasil, iam à Paris para fazer seus enxovais.

[pic]
FIGURA 1 – RUAS DE PARISFONTE: disponível em

Havia várias exposições internacionais, congressos e grandes obras. Buscava-se o progresso. Logo no início do século aconteceu em Paris a grandiosa Exposition Universelle de 1900 (Exposição Universal de 1900), onde técnicas novas e recursos da indústria e das artes foram demonstradas. Esta exposição teve uma grande repercussão no mundo da moda.

Os teatrosparisienses serviam para elegantes mulheres desfilarem suas luxuosas vestimentas. Outro lugar que também se podia ver grande elegância e exibições de toda a família vestida na última moda, era nos grandes restaurantes.

Era muito difícil ver uma mulher elegante usando duas vezes a mesma roupa, e era inadmissível encontrar outra mulher usando o mesmo modelo. Com o tempo até que essasexigências foram perdendo poder e freqüentemente duas mulheres apareciam com o mesmo figurino.

Nos anos finais do século XIX tinha surgido na Inglaterra o estilo conhecido por alguns como liberty, que foi um movimento que fez uma renovação estética. Este estilo ficou mais conhecido pelo nome Art Nouveau (Arte Nova). Expressou-se principalmente na arquitetura, no desenho de móveis e na decoraçãode interiores. Também teve expressividade na criação de jóias, tecidos, enfeites, cerâmica, objetos de vidro, bronze, ferro e prata, nas artes gráficas e na moda. Esta arte é composta de linhas curvas exageradas e graciosas, de espirais e traços alongados, de linhas que se entrelaçam com ramagens e flores.

O Art Nouveau foi introduzido na moda. A famosa linha em “S” da silhueta femininasublinhou o busto realçado, os quadris arqueados e o ventre contraído.

1. O VESTUÁRIO FEMININO

O modo como eram decoradas as roupas é que determinava a sua elegância, sendo que na época as vestimentas eram impecáveis. Havia um grande uso de renda e de bordados, estes que formavam arabescos (entrelaçamento de linhas, ramagens, grinaldas, flores, etc.). O acabamento das roupas ficava...
tracking img