049316330884

1141 palavras 5 páginas
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

De acordo com a história, a população afrodescendente, desde a sua chegada ao Brasil, tem sido acometida por injustiças que, até os dias atuais, não foram sanadas. A abolição da escravatura não lhes deu nenhuma condição de sobrevivência como cidadãos, continuando os negros a viver em condições precárias, permanecendo à margem da sociedade.
Atualmente, é possível perceber a herança dessa conjuntura histórica, pois os negros ainda continuam, em sua maioria, destacando-se nos indicadores sociais.Assim, é válido lembrar a existência de um racismo escamoteado em nosso país onde, a maioria da população não admita ser racista, mas é possível perceber atitudes preconceituosas e discriminatórias em nosso dia-a-dia.
É importante observar que assumir uma atitude consciente e crítica frente à discriminação racial constitui-se como um grande desafio, pois nem sempre estamos prontos para o enfrentamento dos problemas relacionados a discriminação racial, e poderá ter dificuldades em perceber situações e manifestações do racismo que, na maioria das vezes, estão disfarçar-se.
Assim, o presente trabalho se propõe a discutir sobre a questão dos afrodescendentes, observando que a sociedade pode tanto estimular a reprodução de estereótipos e discriminações de raça, quanto fomentar a construção de relações mais igualitárias.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A QUESTÃO DO RACISMO

Atualmente, é possível perceber os resquícios dessa conjuntura histórica, pois os negros ainda continuam, em sua maioria, destacando-se nos indicadores sociais1. Ainda nesse contexto, é válido ressaltar a existência de um racismo escamoteado em nosso país onde, a maioria da população não admita ser racista, mas é possível perceber atitudes preconceituosas e discriminatórias em nosso dia-a-dia.
Neste sentido, estamos diante de

Relacionados