00254316689

1553 palavras 7 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA GERAL – 60h

UNIDADE 1

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais?
Os humanos do paleolítico eram NÔMADES, ou seja, não moravam em um lugar fixo. Viviam se deslocando acompanhando as migrações de animais e novas fontes de alimentos.
Eles começaram a se desenvolver por conta da sua capacidade intelectual. Criaram ferramentas para facilitar sua vida. Criaram: FACAS( para cortar carnes),RASPADORES( separam a pele dos animais), PONTAS DE LANÇAS E FLECHAS ( para caçar) AGULHAS ( para costurar). IMPORTANTE: FOI COM DOMÍNIO DO FOGO QUE ELES MELHORARAM SUAS CONDIÇÕES DE VIDA. POR CONTA DELE CONSEGUIRAM AFUGENTAR ANIMAIS, ILUMINAR CAMINHOS, SE AQUECER E COZINHAR.
Neolítico
Esse período vai do início da agricultura até o uso dos metais. Também conhecida como ERA DA PEDRA POLIDA, os humanos começaram a fabricar armas e objetos com pedra. polida.
IDADE DOS METAIS
Antes dos metais, as comunidades fabricavam os objetos com pedras, ossos e madeira. Há 7 mil anos, eles começaram a usar o metal para fazer ferramentas e utensílios.
Essa revolução trouxe muitas vantagens: fabricar utensílios mais afiados, mais resistentes e adaptados à habilidade das mãos. As armas se tornaram mais potentes e aumentavam a eficiência da caça e da pesca.

O PRIMEIRO METAL UTILIZADO FOI O COBRE: para fazer estatuetas e enfeites. Por ser um metal mole, era pouco usado para fabricar armas.
BRONZE: era mais resistente que o cobre, passou a ser usado para produzir armas e ferramentas. ( Os egípcios conseguiram aumentar seu poder militar por conta do uso do bronze)
FERRO: Seu uso era raro, só se difundiu na Idade Antiga. Com ele foi produzido armas mais

Relacionados

  • Petrobras Edital6 Resultado
    741565 palavras | 2967 páginas