Éticasocial

507 palavras 3 páginas
Compromisso social
Ética social, direito e justiça

A ação para difundir os valores, a formação espiritual e social das consciências, a difusão de uma mentalidade que favoreça a afirmação da moralidade pública em todos os níveis, contribui para gerar "homens novos" segundo o Evangelho, homens socialmente preparados e inseridos profundamente no contexto social atual.

Hoje, a exigência ética fundamental é de que seja recuperada a possibilidade de se reconstruírem relacionamentos de comunhão entre as pessoas e entre as comunidades, em todos os níveis: familiar, social, econômico, político, etc. Aqui se encontra o antídoto para o mal moral, porque a comunhão entre as pessoas coloca-as na condição de crescerem com responsabilidade diante de si mesmas e dos outros e de se doarem, realizando-se num contexto comunitário que favorece a atuação das exigências da solidariedade social.

No âmbito do movimento, são muitas as iniciativas nesse sentido, principalmente no campo da ética social, da administração pública, da justiça.
De fato, é muito rica a contribuição que chega através de assistentes sociais, juizes, administradores locais, agentes da ordem pública, educadores e juristas.
O intercâmbio de experiências e o trabalho em comum levaram à descoberta de novos métodos de intervenção nesses campos, a partir do valor da pessoa humana, seja qual for a condição em que ela se encontre.

Um exemplo disso é o quanto se trabalhou no âmbito dos institutos penais na Itália, na Nigéria, na República dos Camarões, na Espanha, na Venezuela e em muitos outros países.

Recentemente houve na Itália um momento de intercâmbio de experiências entre agentes do sistema penitenciário, com a presença de voluntários, psicólogos, carcereiros, juizes, ex-presidiários, capelães, diretores de presídios e advogados. Conclui-se que o trabalho em equipe é insubstituível e deve ser centralizado na pessoa.

A busca de novas perspectivas para o mundo dos cárceres
(publicação de

Relacionados

  • ekdwe
    20703 palavras | 83 páginas
  • antropologia
    336 palavras | 2 páginas
  • Flauta
    10749 palavras | 43 páginas