Água desalenizadas

1806 palavras 8 páginas
11. USO DA ÁGUA DESSALENIZADA NO NORDESTE BRASILEIRO
O Nordeste brasileiro é uma região marcada pela carência hídrica, apresenta baixos índices pluviométricos, altas taxas de insolação e evaporação, e solo cristalino (baixa capacidade de armazenamento). Além desses fatores apresentados, os aqüíferos são geralmente salobros, apresentando Totais de Sais Dissolvidos (SDT),em torno de 2000 a 5000 mg/l (ASSIS,1985).
Esta salinidade elevada das águas subterrâneas, torna-as impróprias para o consumo humano. Para amenizar este grave problema de falta de água potável nessa região, desde de 1996, vem sendo implantados equipamentos dessalinizadores em algumas regiões semi-áridas do Nordeste brasileiro. Inicialmente a partir de doações da Fundação Banco do Brasil, hoje, a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), desenvolve um projeto denominado ÁGUA BOA com o mesmo propósito.
A tecnologia de dessalinização selecionada foi a Osmose Reversa (RO), processo conhecido mundialmente,por apresentar grande eficiência no tratamento químico e bacteriológico de águas.

11.1 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A meta principal da pesquisa foi avaliar possíveis mudanças na vida da população com o uso da tecnologia de dessalinização. Para tanto, elegeu-se duas comunidades do Município de Caturité – PB: Pedra D’água, que recebeu equipamentos dessalinizadores e Serraria, povoado vizinho, que não consome água dessalinizada.
Realizou-se o levantamento dos principais aspectos relacionados ao uso da água, fontes de água, qualidade das águas, consumo médio ”per capita” de água, aceitação da água dessalinizada e o quadro de saúde pública.
Através da comparação dos índices de diarréia, apresentados pelos povoados Pedra D’água e Serraria, foi possível avaliar os efeitos da chegada do dessalinizador na saúde da população. Utilizou-se os casos notificados pelo Posto de Saúde do município de Caturité-PB, nos anos de 1998, 1999 e de janeiro à outubrode 2000.( Posto de

Relacionados