S Crates Foi Um Fil Sofo Ateniense Do Per Odo Cl Ssico Da Gr Cia Antiga

Páginas: 2 (370 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Sócrates foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente atravésdos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como as peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. Muitos defendem que osdiálogos de Platão seriam o relato mais abrangente de Sócrates a ter perdurado da Antiguidade aos dias de hoje.
Inteiramente absorvido pela sua vocação, não se deixou distrair pelas preocupaçõesdomésticas nem pelos interesses políticos. Quanto à família, podemos dizer que Sócrates não teve, por certo, uma mulher ideal na quérula Xantipa; mas também ela não teve um marido ideal no filósofo, ocupado comoutros cuidados que não os domésticos.
Quanto à política, foi ele valoroso soldado e rígido magistrado. Mas, em geral, conservou-se afastado da vida pública e da política contemporânea, quecontrastavam com o seu temperamento crítico e com o seu reto juízo. Julgava que devia servir a pátria conforme suas atitudes, vivendo justamente e formando cidadãos sábios, honestos, temperados - diversamentedos sofistas, que agiam para o próprio proveito e formavam grandes egoístas, capazes unicamente de se acometerem uns contra os outros e escravizar o próximo.
Entretanto, a liberdade de seusdiscursos, a feição austera de seu caráter, a sua atitude crítica, irônica e a consequente educação por ele ministrada, criaram descontentamento geral, hostilidade popular, inimizades pessoais, apesar de suaprobidade. Diante da tirania popular, bem como de certos elementos reacionários, aparecia Sócrates como chefe de uma aristocracia intelectual. Esse estado de ânimo hostil a Sócrates concretizou-se,tomou forma jurídica, na acusação movida contra ele por Mileto, Anito e Licon: de corromper a mocidade e negar os deuses da pátria introduzindo outros. Sócrates desdenhou defender-se diante dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • S crates foi um fil sofo que essencialmente criticou o relativismo da verdade defendido pelos sofistas
  • O fil sofo ingl s
  • O Legado Da Gr Cia Antiga
  • Gr cia Antiga
  • GR CIA ANTIGA
  • Educa O Na Gr Cia Antiga
  • Gr cia Antiga
  • Gr cia Antiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!