CERAMICAS

Páginas: 9 (2224 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
CERÂMICAS
A cerâmica é o resultado do cozimento de argila, que é um tipo de barro retirado do subsolo. Vem do grego "kéramos” - "terra queimada" ou “argila queimada”. Ela é secada e depois queimada a alta temperatura, adquirindo dureza, rigidez, fragilidade (pois quando submetida a esforços pode quebrar sem deformação prévia) e inércia (não reage quimicamente com outros materiais).
Pode serlustrada ou esmaltada, e abrange três grupos diferentes de produtos, segundo a composição química do material utilizado e o grau de cozimento: terracotas, grés e porcelanas. Dentro de cada grupo, e de acordo com a variação da temperatura, obtém-se uma série de produtos diferenciáveis em consistência e aparência. A uma temperatura de 800 a 1.100° C se produz a terracota, uma peça em geral avermelhada,porosa, dura ao tato. De 1.200 a 1.500° C obtém-se uma matéria ainda mais dura, e mais lisa, que pouco a pouco se torna vítrea, até se transformar em porcelana, que é sempre translúcida. O grés é, em última análise, uma porcelana não translúcida.
Tipos de cerâmica
· Tijoleiras – são fabricadas com cerâmica comum, em diversos tamanhos. Os mais comuns são o quadrado e o retangular liso. Há tambémpeças para arremate, como para peitoris e pingadeiras. Apresentam espessuras de 2 cm.
Lajotas - Revestimento cerâmico com um único tipo de argila, moldadas por extrusão, com dimensões de 30 x 30 cm, queimada com temperatura entre 700ºC e 750ºC. A lajota pode ser queimada com uma camada de sal (processo igual feito antigamente com as manilhas), recurso que lhe garantirá uma vitrificação superficial,chamada glasuração. São mais adequadas para áreas externas.
· Pastilhas (ou mosaicos) – São fabricadas pelos mesmos processos dos azulejos. São peças de pequenas dimensões (normalmente 2,5 x 2,5 cm e, no máximo, 5 x 5 cm), quadradas ou hexagonais, com acabamento porcelanizado. Para tanto são submetidas a duas ou três queimas. Como revestimento são os mais duráveis (a vida útil chega até 60 anos).Muito em moda na década de 50, as pastilhas retornaram nos anos 80 com força total, em composições clássicas ou de vanguarda, revestindo paredes, pisos, piscinas. Elas vêm em placas (colocadas em faixas de papel) e podem ser foscas, brilhantes ou texturizadas (antiderrapante). Seu único inconveniente é a aplicação. Deve-se escolher pessoal com mão de obra qualificada para um bom resultado. Nestahora, economizar não é recomendável.
Grês - Significa produtos com baixa absorção de água, por apresentarem textura quase compacta. Os produtos grês são indicados para revestimento externo (absorção de água entre 0,5 a 3,0 %) e pisos (de 3,0 a 6,0%). É resultado de matéria-prima selecionada e temperatura de queima entre 1120ºC e 1200ºC. Um dos produtos de grês cerâmico é o ladrilho de grês (oulitocerâmica), que apresenta massa quase vitrificada, mais compacto que a cerâmica vermelha, menos branco que a faiança. Geralmente é feita a esmaltação na face aparente semelhante às louças. Existem diversas formas, desenhos e cores.
Terracota - Este termo que significa "terra cozida", a indústria ceramista refere-se ao conhecido "vermelhinho", embora ele possa ser amarelo ou preto. E aquelatradicional peça cerâmica, com 7,5 x 15,0 cm, tão usada antigamente ou na forma de "caquinho" no revestimento de pisos. Hoje o produto é pouco fabricado, embora algumas o exibam com justificado orgulho pela durabilidade.
TELHAS
A telha é um elemento da construção civil usado na cobertura de casas e outras edificações. A telha é tipicamente feita em cerâmica, mas pode ser produzida em uma grande variedadede materiais como: pedra, cimento, amianto, metal, vidro, plástico, madeira, dentre outros. E integrando-se um conjunto de telhas, umas sobre as outras, será formado o telhado e para isso as telhas devem apresentar encaixes precisos, evitando a infiltração de água ou vento, resistência a intempéries, e desempenho condizente com o previsto no material empregado. A decisão do tipo e material...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ceramicas
  • Ceramica
  • Ceramicas
  • ceramica
  • ceramica
  • ceramicas
  • ceramica
  • Ceramica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!