Resumo do livro – O que é Direito de Roberto Lyra Filho

Páginas: 4 (995 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
Resumo do livro – O que é Direito de Roberto Lyra Filho

Direito e Lei
Este livro abrange em um primeiro momento uma concepção de Direito de como é vista pela sociedade, e não da forma real que édistinguindo assim o que é Direito e o que é lei. Em outros idiomas as duas palavras são descritas de formas diferentes como é o caso de idiomas como: espanhol Derecho e léy, Diritto e Legge noitaliano, Diroit e loí no francês, entre outras, na qual cada palavra tem seu significado, diferentemente do idioma inglês onde as palavras são descritas da mesma forma na qual law é a tradução de direitoe lei.
As leis provem do Estado, na qual controla o poder e as leis conseguindo assim controlar as classes econômicas de um determinado território.
Em um repertorio ideológico pertencente aoEstado, na qual se identifica Direito e lei, onde o Estado tem uma posição privilegiada, busca o convencimento de que essa contradição foi cessada, uma vez que o poder atende ao povo em geral tornando assimum poder-jurídico, não tendo assim nenhum outro Direito que se sobreponha a essas leis. Mesmo em um país socialista a de se fazer um exame critico em torno de sua legislação, assim como nota MarilenaChauí, é ilusório imaginar que socializada a propriedade, haveria uma completa transformação social. Outra observação que vale a pena ressaltar é a de Zoltán Péteri, um jurista húngaro, que viu queas leis socialistas não mostram adequadamente os resultados da evolução social, uma vez que surgem leis carentes de “autenticidade e adequação” e escapam ao que é “verdadeiro e correto”juridicamente.
Os padrões de conduta do Estado causa o aprisionamento de um conjunto de normas estatais, que ameaçam as sanções organizadas (meios repressivos expressamente indicados com órgão e procedimentoespecial de aplicação).
O direito autêntico e global indica os princípios e normas libertadoras, considerando a lei um simples acidente no processo jurídico, não podendo ser isolada em campos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO DO LIVRO O QUE É O DIREITO DE ROBERTO LYRA FILHO
  • Resumo do Livro "O que é Direito" de Roberto Lyra Filho
  • Resumo: O que é Direito
  • O que é direito? roberto lyra filho
  • O que é Direito Roberto Lyra Filho
  • Resenha crítica do livro de Roberto Lyra Filho
  • Resenha do livro "O que é Direito?", de Roberto Lyra Filho
  • O que é direito roberto lyra filho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!