343625t64390690

1434 palavras 6 páginas
Este livro aborda o assunto moral. É um estudo sobre o dever, que envolve o dever do homem, a honra, a ética, a riqueza, o poder. Apesar de ter vivido há mais de vinte séculos atrás, sua obra resiste ao tempo, pois conduz à verdade universal e à questionamentos intrínsecos à alma humana. Cícero sempre foi um idealista, um homem que lutou pela liberdade dos outros homens. autor nos diz que este conceito pronto e estritamente correto não existe.
Para isso, o que Lyra faz no decorrer da obra é definir o Direito conforme visões distintas, a maioria de cunho socialista - e aqui se apresenta um ponto fraco da obra - deixando claro que, por mais próximo que se chegue da essência do Direito, todo conceito não atingirá esta meta. Todavia, nos é apresentado o que é tido como correto pela grande maioria, e para isso, são apresentadas as ideologias jurídicas.
O que podemos perceber nesse capítulo é que, ao invés de definir o que é Direito, Lyra diz o que não o é e talvez por isso sua leitura possa parecer um pouco sem objetividade, mas ao terminar de ler a obra percebe-se que este é o mais direto dos capítulos do livro.

Ideologias Jurídicas
Na verdade, Lyra usa este nome para não levar o leitor a ‘’pular’’ este capítulo, ou até mesmo parar a leitura do livro não dando importância ao que vem a partir daqui, pois não se trata da apresentação de ideologias jurídicas, mas sim de uma introdução ao conceito e tipos de ideologias existentes.
Primeiro, é descrito o conceito de ideologia e, novamente, é exposto que não há um único conceito, e que os vários que existem não excluem uns aos outros, mas se completam a fim de tornarem-se cada vez mais próximos da verdade absoluta. E assim como no conceito, nos é dito que também há discrepância entre os juristas quanto ao modo de pensar, ou seja, em suas ideologias jurídicas, estando essas discrepâncias no centro entre o certo e errado, servindo cada uma de base para a construção, afirmação, negação e/ou reformulação das ideologias

Relacionados