O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Páginas: 6 (1344 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CCH
Curso de Farmácia





PROJETO DE PESQUISA




O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS







FortalezaMaio – 2012






O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS




Trabalho apresentado ao Curso de
Farmácia, como
exigência parcial para a obtenção
de nota da disciplina de
Elaboração do Trabalho
Científico, sob a orientação de
conteúdo da Professora Luciola Lima Caminha Pequeno e
orientação metodológica da
Professora Luciola Lima Caminha Pequeno




JUSTIFICATIVA
Osmedicamentos desenvolvem um papel de extrema importância na sociedade, pois através dos tratamentos medicamentosos é que muitas vezes se salvam vidas e inclusive, melhora-se a saúde, seja de um só indivíduo ou de toda uma população. Porém estas mesmas pessoas que usam medicamentos para melhorar a sua saúde, também estão sujeitas a inacessibilidade a um tratamento adequado ou a falta de recursospara sua aquisição; erros de medicação, estes que podem ser pela dosagem errada, posologia errada, validade errada ect.; inclui-se também a falta de orientação tanto farmacêutica, como também do médico que fez a prescrição. O resultados de todos esses erros que podem ser cometidos é a inefetividade do tratamento.
O uso irracional de medicamentos está ligado a erros possivelmente cometidos peloprofissional farmacêutico que dispensa o medicamento, o médico que prescreve o medicamento, e até mesmo o paciente que, por falta de compromisso com o tratamento, comete erros.
Esta pesquisa é aprofundada no que se diz respeito a uso racional de medicamentos, o que é um assunto muito importante, pois ao colocarmos em prática essa ideia estaremos contribuindo para uma saúde de qualidade e evitandograndes problemas quanto aos medicamentos, pois quanto maior for o índice de medicamentos usados irracionalmente, mais teremos de desenvolver novos medicamentos, o que irá contribuir para o desenvolvimento de super micro-organismos, pois os mesmos irão criar resistência aos tratamentos.
O que me levou a escolha desse tema foi a clara importância dele para nós, futuros profissionais e profissionaisfarmacêuticos, que temos grandes responsabilidades sobre tal assunto, pois juntamente com outros profissionais da saúde, auxiliamos no esclarecimento do bom uso dos medicamentos, não só auxiliamos como também temos responsabilidade quanto a dispensação dos medicamentos para o paciente. O estudo não só auxilia médicos e farmacêuticos, como também enfermeiros, indústria e outros profissionais desaúde.





OBJETIVOS
Geral:
Explicar o que é o uso irracional de medicamentos e como podemos resolver tal problema.
Específicos:
Mostrar de maneira clara e objetivo o que é o uso irracional de medicamentos e como combate-lo.

Apontar soluções adequadas para cada caso apontado durante o estudo.


Mostrar a importância do uso racional de medicamentos e oquanto ele colabora para a saúde da sociedade como um todo.













DISCUSSÃO TEÓRICA
Segundo a Organização Mundial de Saúde “O conceito de Uso Racional de Medicamentos significa utilizar um medicamento de modo a maximizar a sua eficácia e minimizar o risco de reações adversas, a um custo razoável. Ou seja, o uso de medicamentos se torna racional quando os pacientesrecebem os medicamentos apropriados para a sua situação clínica, nas doses que satisfazem as suas necessidades individuais, pelo tempo necessário, e ao menor custo possível para ele e para a comunidade em geral”
Dados da OMS apontam que cerca de 50% (cinquenta por certo) de todos os medicamentos são prescritos, dispensados e vendidos de forma inadequada. Portanto esse assunto precisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uso Racional de medicamentos
  • Atencao ao uso racional de medicamentos
  • Uso racional de medicamentos
  • USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM IDOSOS.
  • PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
  • Uso racional de medicamento
  • uso racional de medicamentos
  • USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!