O tradeoff entre infla o e desemprego no curto prazo

878 palavras 4 páginas
O tradeoff entre inflação e desemprego no curto prazo.
A partir dos estudos já realizados anteriormente sobre inflação e desemprego, analisa-se, no capítulo identificado, a relação entre esses dois indicadores de desempenho econômico a curto prazo, já que, no longo prazo, inflação e desemprego são problemas com poucas relações. Em contrapartida, ocorre o contrário no curto prazo, ou seja, esses dois indicadores apresentam uma forte relação e, de acordo com um dos Dez Princípios da Economia, a sociedade se depara, no curto prazo, com um tradeoff entre inflação e desemprego.
Assim sendo, a análise é feita a fim de que políticas monetárias e fiscais sejam formuladas para que os indicadores apresentem níveis adequados para um bom desenvolvimento econômico, com custos e preços menos elevados e uma produção crescente ou constante que influencie a curva de demanda agregada.
Apesar de se buscar um nível adequado para a economia, é impossível que os dois indicadores apresentem baixos níveis de porcentagem.

• A curva de Phillips
Em conceito, é a relação de curto prazo entre a inflação e o desemprego.
No seu primeiro estudo, o economista A. W. Phillips mostrou a existência de uma correlação negativa entre a taxa de desemprego e taxa de inflação, onde provou que anos com baixo desemprego apresentavam alta inflação e anos com desemprego elevado tendem a apresentar uma baixa inflação.
Essa relação é explicada porque o baixo desemprego associa-se a uma alta demanda agregada que, por sua vez, pressiona os salários para cima e os preços. Ponto A = Baixa inflação e alto desemprego.
Ponto B = Alta inflação e baixo desemprego.

- Demanda Agregada, Oferta Agregada e a Curva de Phillips.
A curva de Phillips apresenta as combinações de inflação e desemprego que surgem no curto prazo à medida que deslocamentos na curva de demanda agregada movem a economia ao longo da curva de oferta agregada de curto prazo. Assim sendo, deslocamentos na demanda agregada pressionam a inflação e o

Relacionados

  • Princípios econômicos
    1913 palavras | 8 páginas
  • Lista 3 Introdu O
    814 palavras | 4 páginas
  • administrador
    61461 palavras | 246 páginas