TRABALDO DO QUINTO SEMESTRE INDIVIDUAL

1167 palavras 5 páginas
A concorrência é uma variável extremamente importante no processo de negociação e solução de conflitos. Em muitos desses processos aumenta o interesse da parte envolvida, ou seja, pode-se afirmar que isso atue como uma importante variável motivadora. A concorrência aumenta o interesse do indivíduo em negociar, comprar ou adquirir algo, porque, caso não o faça, outra pessoa pode fazê-lo. O exemplo mais clássico é do processo de negociação de compra e venda de um carro. Muitas vezes,quando alguém está vendendo um carro e há um comprador interessado, é comum que o vendedor diga que há outras pessoas interessadas em comprá-lo, aumentando a probabilidade da pessoa que o está avaliando se interessar em adquiri-lo ou que se manifeste mais rapidamente sobre isso. O mesmo se observa quando alguém está interessado em determinada peça de roupa que foi experimentada por outra pessoa que ficou muito interessada. Ao verbalizar para o cliente que existem outras pessoas querendo o mesmo produto, pode aumentar a probabilidade de que haja sucesso na negociação. Em ambos os casos, há apenas um produto, mas há várias pessoas interessadas em adquiri-lo.
O inverso também pode acontecer e comprometer o processo de negociação. Muitas vezes uma das partes envolvidas no processo, no caso um vendedor,pode ser confrontado pelo cliente, no caso a outra parte envolvida, que pode não concretizar uma negociação pelo fato de haver outra pessoas ou empresas oferecendo produtos semelhantes. Nesse sentido, a concorrência é uma variável que sempre deve ser levada em consideração, seja para aumentar ou para diminuir a probabilidade de concluir uma negociação.
O risco é óbvio que todo e qualquer processo de negociação envolve riscos. Afinal de contas,para acertar o alvo, é necessário atirar. Assim, é extremamente importante considerar que os riscos existem e são muito relevantes. Apesar disso, muitos negociadores não compreendem tal fator em sua totalidade. É muito comum que os negociadores deixam de

Relacionados