O tempo de saquarema

Páginas: 10 (2333 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013
Discussão Tempo Saquarema
Capítulo 01:

Objetivos: construção do Estado imperial e constituição da classe senhoria seriam dois processos que se tornaram historicamente associados sob a “intervenção consciente e deliberada de uma determinada força social, a qual se forja a si própria como dirigente” (os saquaremas). (p. 14).
Teoria (problema) Conceito de classe baseado na experiência:entender a classe e sua coesão (identidade) como resultados “de experiências comuns vividas por determinados homens, experiências essas que lhes possibilitam sentir e identificar seus interesses como algo que lhes é comum”, conforme Thompson. Ora, essa experiência não pode ser entendida como manifestação de uma vivência direta e imediata, senão como algo que se constrói no entrecruzamento da ação,das instituições e das estruturas (crítica de Salles à historiografia da agência tb. é aplicável a Ilmar).
Quem é a classe senhorial: p. 69 e ss.
A formação da classe senhorial é um processo em que um grupo social se envolve com a construção do Estado; na época da Independência, os paulistas posteriormente liberais (Bonifácio, Feijó, Vergueiro etc.) se teriam colocado o problema do Estado(pp. ?? – instruções de Bonifácio), mas isso teria sido uma ação sem sustentação no tempo (sem erigir-se em processo). Apenas o grupo social dos cafeicultores (de origem fluminense, em expansão às outras províncias) é que se teria articulado politicamente de maneira duradoura para conseguir erigir-se em classe senhorial (p. 78).



Método (problema): Tais processos seriam contidos entremeados de 1830 e meados de 1860. Tal perído só existe porque “a direção que eles procuravam exercer, e efetivamente exerceram, impunha que os Saquaremas se constituíssem também em ‘produtores’ ou ‘controladores’ do tempo.” (id.) Saquaremas aparecem como controladores absolutos do devir histórico entre meados de 1830s e meados de 1860s!
Como resolver esse problema teórico-metodológico? De fato, há umafala de Carneiro Leão no sentido apontado acima (controle da História) (1845?). Contudo, não é possível tomá-la pelo valor de face. Pois, se eles realmente o foram, dependeram profundamente do que se passava no mundo...
Duas críticas possíveis: I) relação entre ação, instituições e estruturas, bem como tempo curto, conjuntura e tempo longo. Não é por outra razão que todos os capítulos desteestudo começam por uma breve exposição que insere o Brasil na conjuntura local e global. Não se trata de mero exercício narrativo. Aqueles eventos mais salientes no jornal e no Parlamento – os quais Fernand Braudel fixaria no tempo curto, que “enche a consciência dos homens” – dialogam direta ou indiretamente com o que o mesmo historiador chamou de conjuntura e de estrutura. Em sua visão, é nessasúltimas tessituras de tempo que se produzem os meios (preços, instituições, projetos factíveis, idéias etc.) de que os agentes históricos dispõem para atuar em um dado momento. Assim, políticos e grupos sociais agem no presente com os instrumentos dados por poderes e práticas que não controlam individual ou diretamente. Nos termos de Koselleck, as durações mais longas permitem que os atores sociaistransformem e recriem eventos históricos em experiências acumuladas (campos de experiência) para conceber projetos de futuro (horizonte de expectativas). Mas, se eles sofrem influência pesada de vetores virtualmente ingovernáveis, também conseguem por vezes alterá-los, num processo de condicionamentos mútuos, embora desiguais – basta lembrar que os combatentes da Guerra Civil conseguiram pôr emxeque o equilíbrio internacional favorável à sobrevida do cativeiro nas Américas. Em todo o caso, afora os grandes pontos de inflexão na história, as estruturas quase não se deixam modificar no curso das décadas. Neste estudo, conquanto pouco apareçam, duas são pressupostos constantes: a economia-mundo de livre mercado e as premissas do liberalismo político. Ambas estavam presentes no século XIX e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o tempo saquarema
  • O tempo Saquarema fichamento
  • Resumo Do Livro Tempo Saquarema
  • os saquaremas
  • Saquaremas
  • Luzias E Saquaremas
  • Luzias e Saquaremas
  • História de Saquarema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!