Resumo Do Livro Tempo Saquarema

Páginas: 8 (1931 palavras) Publicado: 6 de maio de 2015
O Tempo Saquarema: Dialética entre um grupo e a formação de um Estado
 
     O livro foi o resultado da tese de doutorado de Ilmar Rohloff de Mattos, que foi apresentada ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em 1985. No ano seguinte recebeu o Prêmio Literário Nacional, na categoria obras inéditas, do Instituto Nacional doLivro. Atualmente é professor de graduação e pós-graduação da PUC - Rio.
     Na apresentação, o autor deixa pistas de suas inquietações e de como pensou e desenvolveu o trabalho. O livro está dividido em três capítulos onde o autor privilegia, como objeto de pesquisa, o estudo sobre um grupo conservador conhecido como Saquaremas, sem, no entanto, furtar-se de também analisar os Luzias. Foilevantada a hipótese de que imbuídos pelas idéias liberais, importadas de uma Europa “civilizada”, os saquaremas articularam, produziram e consolidaram um Estado Imperial, assim como uma classe senhorial.
      Foi na escolha de seus objetivos que Ilmar garante o caráter inédito do trabalho. Procurou compreender, como explicado na orelha do livro, os processos de construção do Estado imperial e deconstituição da classe senhorial, nos termos de uma restauração e de uma expansão, e demonstrar a relação necessária, mas não natural, entre ambos os processos, relação propiciada pela intervenção consciente e deliberada de determinada força social, a qual se forja a si própria como dirigente do movimento dessa intervenção Saquaremas. Para tanto recorre a uma postura teórica situada no campo da históriapolítico-social, se distanciando da historiografia, produzida até então, que difundia a idéia de continuidade; que explicava esse período apenas pelo viés econômico, ignorando os conflitos e confrontos políticos.
     Explica que usou os conceitos de Estado Imperial e classe senhorial, articulados por um conceito de direção saquarema. Salienta que o conceito de Estado Imperial não estárelacionado a um poder vertical, Estado oprimindo um povo, e sim como um mecanismo usado pela direção saquarema para impor uma ordem no espaço da futura “nação brasileira”. E o conceito de classe senhorial está ligado “as experiências” e “conclusões” que um determinado grupo teria vivido, experimentado e procurado promover para manter uma manutenção do que consideravam como ordem.
     O autor nãoprivilegiou um espaço no texto para as análises de fontes, de questões teóricas e mesmo das discussões historiográficas. Antes disso, porém, optou por deixar que o leitor percebesse o desdobramento dessas discussões ao longo da leitura do livro.
     Ilmar divide em três partes o primeiro capítulo, O Império do Brasil, por entender que foram esses três subitens o gênesis da tentativa de construção de umEstado e constituição de uma classe senhorial. Para o autor, não se consegue entender esse momento da história sem antes perceber, problematizar, as aproximações e distanciamentos; amálgamas e rupturas entre o período do que chamou de “necessidade de recunhagem” da moeda colonial e os anos sessenta dos oitocentos.
      Ancorados por idéias liberais, ordem e civilização, e mesmo antes da rupturapolítica com Portugal, o poder constituído que tomara posse do aparelho político-econômico cria no Brasil uma idéia de Nação, onde os pobres deveriam ser incluídos nesse novo modelo. Modelo estranho a essa camada da população uma vez que, sem cidadania, tinha que preencher os requisitos exigidos pelos vários discursos apresentados à sociedade. No entanto, esse ideal civilizatório tinha a intenção demascarar a manutenção do regime econômico vigente, calcado na exploração de mão-de-obra escrava.  
     Para os Saquaremas, o projeto de um Estado forte significava monopolizar não apenas oCOMÉRCIO, mas também os súditos. Para tanto produziram “discursos de verdade” a fim de se constituírem únicos dignitários da produção, controle e reprodução desses discursos. Isso pode ser verificado quando da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro mais tempo mais dinheiro
  • Resumo do Livro Como Administrar seu Tempo
  • Resumo Livro Máquina do Tempo
  • Resumo do livro Perca Tempo
  • Resumo do livro perca tempo
  • o tempo saquarema.
  • O tempo de saquarema
  • Resumo do livro tempo de nao esquecer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!