o tempo saquarema.

Páginas: 2 (282 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2014
Resumo da segunda parte do segundo capitulo do livro “O tempo saquarema, a formação do estado imperial” Ilmar mattos

Durante todo o texto o autor tenta nosmostrar as semelhanças, diferenças e hierarquias entre luzias, que eram liberas, e saquaremas, que eram conservadores, revelando que os Saquaremas tinham uma importantediferença carimbada, a de vencedores. Olhando sem dar a devida atenção esses grupos podem parecer bem próximos, ambos pertenciam ao mundo do governo, queriam implantação deuma monarquia constitucional, manutenção da hierarquia, e ambos os projetos acabavam revelando desigualdade social. E ainda mais, ambos queriam evitar a desordem pelomedo do haitianismo.
Mas os saquaremas ganharam porque souberam definir melhor sua politica, conseguiram fazer um conceito de liberdade claro, que não causava confusãoem relação a questão da igualdade, a qual causava embaraça aos luzias, conseguiram estar no governo da casa e do estado, chegando até mesmo a rua e a praça publica,pois não se limitavam a casa insistentemente, como os luzias. Além de conseguir importantes alianças.
Saquaremas aliaram se aos conservadores, e mais ainda, aostraficantes de escravos e aos produtores de café o que lhes permitiu ampliação de capital, que era um importante ganho no âmbito econômico. Eles controlaram o país pordominarem o conceito de liberdade, dominarem a economia, a imprensa (que fazia criticas aos liberais), e por seu pacto com a coroa. Com suas medidas defendiam o podermoderador, o imperador com um soberano, que deteria o monopólio da responsabilidade e manteria a ordem, ordem importante nesse contexto de medo de revoltas populares.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O tempo de saquarema
  • Resenha o tempo saquarema
  • O tempo Saquarema fichamento
  • Resumo Do Livro Tempo Saquarema
  • os saquaremas
  • Saquaremas
  • Luzias E Saquaremas
  • Luzias e Saquaremas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!