O socialismo

Páginas: 4 (753 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
O Socialismo
O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A ideia foi desenvolvida a partir darealidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.
Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meiosde produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.

Os precursores dessa corrente de pensamento foram Saint-Simon (1760-1825), CharlesFourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858), conhecidos como criadores do socialismo utópico.

Outros pensadores importantes que se enquadram no socialismo científico sãoos conhecidos Karl Marx e Friedrich Engels.
Países Socialistas
Os países que se consideram ainda nos dias de hoje como Socialistas, são os que seguem abaixo ... as datas entre parênteses referem-seao início do regime...São eles:-

República Popular da China (1949)
Rep. Democrática Popular da Coréia (1945)
República de Cuba (1959)
Rep. Democr. Pop. Laoana (ou de Laos) (1975)
RepúblicaSocialista do Vieetnã (1976)
Socialismo x Capitalismo
O capitalismo e o socialismo são dois sistemas sócios econômicos bem diferentes. Capitalismo é um sistema bem antigo, que tinha como objetivo aprodução, acumulação de riquezas através do comércio. Os mais ricos compravam a mão-de-obra dos mais pobres, e assim dessa forma aqueles com maior poder de capital se enriqueciam, gerando assim adesigualdade social. No socialismo a proposta era bem diferente. Os pensadores humanistas tinham em mente, criar um sistema sócio-econômico bem forte, onde acabariam com as desigualdades sociais. Com teoriasbem diferentes, esses dois sistemas econômicos acabaram dividindo o mundo em dois, os países capitalistas, e os socialistas.
Característica:

Socialismo: È um sistema uno,o governo toma conta da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • socialismo
  • Socialismo
  • socialismo
  • Socialismo
  • socialismo
  • socialismo
  • Socialismo
  • socialismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!