O riso em um conto machadiano
HANANDA DE OLIVEIRA RIBEIRO DA SILVA
O RISO EM UM CONTO MACHADIANO
São José do Rio Pardo
2014
HANANDA DE OLIVEIRA RIBEIRO DA SILVA
O RISO EM UM CONTO MACHADIANO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca. Examinadora como exigência parcial para obtenção do título de Licenciado em Letras, pela FEUC, sob a orientação do Prof. Me. Edson Luiz da Silveira
São José do Rio Pardo
2014
___________________________________________________________________________________________________
Dedico este trabalho aos meus pais e ao meu orientador, Edson Luiz da Silveira, que com muita dedicação me orientou.
AGRADECIMENTOS
Agradeço às amigas, amigos, professoras e professores, funcionárias e funcionários que viabilizaram, de alguma maneira, esta pesquisa.
De modo especial, sou grata ao professor Edson Luiz da Silveira pela disponibilidade e pelo apoio e cuidado com meus pensamentos.
À banca examinadora, pelo tempo dedicado a esta pesquisa.
Ao meu pai e à minha mãe, pelo amor, incentivo, e apoio incondicional.
E a todos que, direta e indiretamente, fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigada.
“[...] o esforço de uma alma a modelar a matéria, alma infinitamente maleável. Eternamente móvel, livre da gravidade porque não é a terra que a atrai. De sua leveza alada essa alma comunica alguma coisa ao corpo que anima: a imaterialidade que passa assim para a matéria é aquilo a que se dá o nome de graça.[...]” (Henry Bergson)
RESUMO
O trabalho desenvolvido trata-se de uma análise em um conto considerado clássico, Um erradio, de Machado de Assis. Através do humor negro, Machado de Assis desperta o riso no leitor. A análise terá início com a pergunta sobre quais recursos linguísticos e literários foram