o renacimento dos jogos olimpicos

878 palavras 4 páginas
O renascimento dos Jogos Olímpicos

A análise evolutiva da Educação Física ao longo do século XX começa com uma personagem considerada como a figura mais representativa do cenário esportivo contemporâneo. Pierre de Fredy, barão de Coubertin, era um francês que tinha formação em filosofia, além de se interessar por música, poesia, literatura, história e, é claro, pela prática esportiva. Ao longo de sua rica existência lutou em duas grandes frentes: a educação popular e o esporte. Em nome dos trabalhadores e da juventude forjou o humanismo da sua obra, sendo, porém, no âmbito esportivo que ficou historicamente dimensionado.

Inspirado nos ingleses, pretendia colocar o esporte como elemento da Educação Física. Após introduzir o esporte no sistema educacional francês, parte para a sua grande missão, esta a nível internacional: restaurar os Jogos Olímpicos. Depois de conseguir a adesão de diversos países à causa olímpica, convoca um Congresso internacional, na Universidade de Sorbonne, que definiria os princípios do amadorismo e o ano oficial (1896) do renascimento dos Jogos.

Apesar de muitas de suas atividades revelarem um elevado sentimento patriótico - exacerbado pela derrota francesa na guerra com a Prússia - não se pode considerar Coubertin o líder de nenhuma das correntes, nem mesmo a francesa, em virtude do caráter universalista das suas idéias. Os ideais do fundador do olimpismo contemporâneo são ilustrados na doutrina olímpica: "O importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas tomar parte; o importante na vida não é triunfar, mas esforçar-se; o essencial não é haver conquistado, mas haver lutado". Pierre de Coubertin faleceu na Suíça, onde foi enterrado, mas o seu coração - conforme o seu desejo - foi levado para Olímpia, na Grécia, onde jaz sob uma coluna de mármore.

No campo específico da ginástica, o século XX registra os maiores avanços. Uma tendência artística, de origem alemã, recebe contribuições do teatro, dança e música. Os artistas libertaram-se

Relacionados