G NEROS TEXTUAIS 040815 REDUZIDO

2625 palavras 11 páginas
CENTRO
UNIVERSITÁRIO
SÃO CAMILO - ESPÍRITO
SANTO
NOME: __________________________________________
PERÍODO: 2º TURMA: B
PROFESSOR: Fábio Brito
DISCIPLINA: Leitura e Produção de textos – abordagem cultural 04-08-2015
Em nossos estudos de hoje, trabalharemos com variados gêneros textuais e refletiremos sobre o processo que envolve a construção de cada um.
1. Veja estas charges:
TEXTO A

TEXTO B

2. Uso de rede social eleva demissão por justa causa no Espírito Santo (com alterações)
A Justiça já entende que postagem falando mal da empresa em que trabalha é motivo para que o empregador demita o funcionário Tudo o que você postar nas redes sociais pode ser usado contra você. E isso não ocorre só na vida pessoal: muitos trabalhadores são demitidos e o pior: por justa causa, em decorrência de um post indevido. Falar mal da empresa ou de um colega de trabalho, por exemplo, pode provocar demissão, além de causar uma verdadeira guerra entre empresas e funcionários.
De acordo com a desembargadora do Tribunal Regional do
Trabalho do Espírito Santo, Ana Paula Tauceda Branco, o número de processos envolvendo redes sociais cresceu muito nos últimos tempos, principalmente porque os trabalhadores que são demitidos por justa causa questionam a dispensa na Justiça.
“As pessoas ainda não aprenderam a se comportar na rede.
Tudo o que você posta pode ser usado contra você. Falta maturidade nas relações on-line. As pessoas estão mergulhadas no mundo da fantasia de que a internet não tem barreiras e que certas atitudes não serão punidas”, disse. Ela lembra que Direito é bom senso. Portanto, aquelas coisas que aprendemos com nossos pais para conviver com as pessoas também valem para a vida em rede: limite, equilíbrio, moderação, educação na forma de expressar o que pensa e o que fala de si mesmo e, inclusive, limite ao falar de seu ambiente de trabalho.
É preciso atenção, uma vez que nem sempre o limite é tão claro. Quer dizer, fazer uma ofensa direta ao chefe, lógico, rende demissão. No

Relacionados